UFPel contribui para o debate sobre as calçadas de Pelotas em reunião dos Conselhos Municipais

Na manhã desta terça-feira (30), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participou de uma reunião ampliada na Casa dos Conselhos, em Pelotas, com representantes dos Conselhos Municipais do Idoso, dos Direitos da Criança e do Adolescente, das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SMGCMU). O objetivo do encontro foi discutir sobre as “Calçadas de Pelotas”.

A UFPel foi representada pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), Celina Britto Correa, que apresentou os resultados da pesquisa “Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do Envelhecimento”. A pesquisa do Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da FAUrb, realizada em colaboração com universidades do Reino Unido e da Índia, evidenciou as demandas dos idosos por calçadas seguras e acessíveis.

Em sua fala, Celina observou que alguns estudos apontam a inconstitucionalidade das leis municipais que colocam a responsabilidade pela execução e manutenção das calçadas nos proprietários dos imóveis, uma vez que as calçadas integram as vias públicas e, portanto, deveriam ser executadas e mantidas pelo poder público. Tal discussão, sugeriu ela, deveria ser levada a efeito sem, no entanto, subestimar a participação de todos no cuidado e na manutenção dos bens públicos. “Parece pouco sensível e inapropriado exigir, de quem não tem o básico para viver, a manutenção da sua calçada. É necessário políticas públicas estruturais na solução desse problema da cidade”, ponderou.

Também presente na reunião, a representante institucional da UFPel junto ao Conselho Municipal do Idoso, professora da Escola Superior de Educação Física (ESEF), Adriana Cavalli, destacou que a caminhabilidade se atrela às características de ambientes que favorecem os deslocamentos a pé. “Não se restringe somente às calçadas, mas também à existência de um contexto favorável, com iluminação e banheiros públicos higienizados, por exemplo, que estimule os cidadãos a fazerem sua atividade física com segurança”, atentou.

Na oportunidade, os presentes acordaram em seguir nas discussões e no planejamento de ações que visem a maior qualidade urbana em Pelotas, para o que os organizadores enfatizaram a importância da participação efetiva das universidades.