UFPel anuncia aumento significativo no valor das bolsas institucionais

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou aumento no valor das bolsas institucionais, destinadas aos estudantes de ações afirmativas. Em março, as bolsas passaram por um primeiro reajuste de 25%, elevando o valor de R$ 400,00 para R$ 500,00. Agora, com a nova correção prevista para setembro, as bolsas alcançarão o mesmo patamar das bolsas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), totalizando R$ 700,00.

As bolsas institucionais proporcionam melhores condições de permanência para os estudantes, evitando que eles abandonem seus cursos devido a dificuldades financeiras. São direcionadas especificamente aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica e representam uma oportunidade para o engajamento em atividades de pesquisa, extensão, ensino, inovação tecnológica e empreendedorismo. No total, a UFPel disponibiliza cerca de 600 bolsas para os estudantes.

Um exemplo de como esse aumento nos valores das bolsas é importante é o caso do estudante do sétimo semestre de Odontologia, Mateus dos Santos. Segundo ele, ter acesso à iniciação científica é um desejo compartilhado por muitos alunos, mas existem diversas variáveis que desmotivam ou até mesmo impedem a participação dos estudantes. A bolsa de iniciação científica auxilia Mateus nas despesas relacionadas a transporte, alimentação, assinaturas em plataformas de pesquisa e participação de congressos. Ele acredita que o aumento previsto proporcionará maior estabilidade para os estudantes que estão ingressando na pesquisa. “O aumento aumentará a motivação e diminuirá as angústias financeiras que muitos têm, sobretudo aqueles como eu, de baixa renda, que curso Odontologia e que tenho listas de materiais para comprar a cada semestre. Com a previsão de aumento, certamente, estarei mais seguro em me manter fazendo pesquisa e progredindo no curso que tanto sonhei estar”, falou.

A reitora Isabela Andrade ressalta que o objetivo é valorizar os estudos desenvolvidos pelos estudantes, sempre com atenção ao impacto gerado por essas atividades e à necessidade permanente de valorizar a ciência. “Seguiremos trabalhando para garantir suplementação orçamentária adequada para nossas instituições federais de ensino, o que fornecerá condições ainda melhores para a educação em nosso país”, disse a reitora.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, o aumento nos valores das bolsas é um importante mecanismo de permanência dos estudantes, pois além de ampliar suas vivências acadêmicas, contribui para sua subsistência. “Houve um esforço significativo da gestão para equiparar os valores das bolsas institucionais às bolsas Capes e CNPQ, uma vez que a recomposição orçamentária ainda não foi suficiente para cobrir todos os déficits existentes”, observou.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) juntamente com a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) destinam um total de 162 bolsas para ações afirmativas. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flavio Demarco, destaca que o reajuste das bolsas oferecidas pela Capes e CNPQ foi uma sinalização do governo no sentido de valorizar a ciência e a atividade de pesquisa nas universidades. “A UFPel fez um esforço extraordinário para equiparar o reajuste das bolsas com as oferecidas pelas agências de fomento, entendendo a importância para a construção de uma universidade de maior qualidade”, disse.

Na área de extensão, a Universidade disponibiliza 210 bolsas para estudantes. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o aumento terá um impacto direto na qualidade do trabalho desenvolvido pelos bolsistas. “É um incentivo adicional para que os estudantes se envolvam em projetos de extensão universitária e tenham uma experiência enriquecedora de aprendizado”, destacou.