Filme produzido na UFPel ganha visibilidade nacional e internacional

O curta-metragem “Madrugada”, dirigido por dois egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Leonardo da Rosa e Gianlucca Rozza, foi finalista na Edição 2023 do Prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Na ocasião, a egressa Rebeca Francoff, diretora de fotografia do curta, concorreu na categoria de Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil. O curta foi elaborado para o Trabalho de Conclusão de Curso Prático (TCCP) dos egressos. Após o seu lançamento, o filme esteve presente em mais de dez festivais e premiações nacionais e internacionais.

Em janeiro de 2022, o filme estreou, nacionalmente, na Mostra de Cinema de Tiradentes, na cidade do mesmo nome, em Minas Gerais. Logo em seguida da sua estreia nacional, o 53° Festival Internacional Visions du Réel, realizado na cidade suíça de Nyon, elegeu, em abril de 2022, a seleção oficial de sua mostra competitiva Opening Scenes, que contou com o curta-metragem “Madrugada”. Com a escolha da obra para o festival, os diretores e produtores do filme viajaram para a Suíça e o curta estreou internacionalmente e marcou história na Universidade, pois foi o primeiro curta-metragem live-action produzido pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFPel a ser selecionado para um festival europeu de grande porte. Quatro meses depois, em agosto, o filme participou de mais um evento cinematográfico, desta vez o 50° Festival de Cinema de Gramado, onde filmes produzidos por estudantes e egressos da UFPel são frequentemente exibidos anualmente.

O curta-metragem

O filme é um híbrido entre documentário e ficção que  conta a história de uma noite de trabalho de Daniel e Soninho, coletores de soja do porto de Rio Grande, que arriscam suas vidas pulando nos trens em movimentos para coletar grãos com o propósito de vendê-los posteriormente.

O projeto foi iniciado em 2019, quando foi financiado através do edital ProCultura da Prefeitura de Rio Grande, entretanto, suas gravações que estavam previstas para o ano de 2020, foram canceladas devido a pandemia de Covid-19. O filme foi finalizado em 2021 nos estúdios do Tecnopuc Tecna (pós-produção), graças a parceria firmada através do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, tendo em vista que o curta-metragem foi o TCCP dos realizadores.

A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 13 de maio de 2023, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo/SP. A premiação prestigia os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira no ano anterior, reconhecida como uma das maiores premiações do Cinema e Audiovisual brasileiro, promovida todos os anos pela ABC.

Direção: Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza
Roteiro: André Berzagui, Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza
Produção: João Fernando Chagas / Saturno Filmes
Direção de produção: Takeo Ito
Direção de Fotografia: Rebeca Francoff
Direção de Arte: Arthur Amaral
Montagem: André Berzagui
Assistente de câmera, Cor e Finalização: Eloisa Soares
Som Direto: Humberto Schumacher
Mixagem e Trilha Sonora: Otávio Vassão
Produção local: Jean Amaral
Elenco: Daniel Guimarães, Anderson Soninho
Escola: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

FESTIVAIS E PRÊMIOS

25ª Mostra de Cinema de Tiradentes
53° Visions du Réel
7ª Mostra Pajeú de Cinema
9° Anápolis Festival de Cinema
8° Santos Film Fest
21ª Goiânia Mostra Curtas
21° DokuFest
50° Festival de Cinema de Gramado
Mov.Cidade 2022
9° Festival de Finos Filmes
29° Festival de Cinema de Vitória 45° Festival de Guarnicê
9ª MAU – Mostra Audiovisual Universitária
1° Cine dos Campos
24° International Izmir Short Film Festival
11° Festival Latinoamericano de Cortometrajes Cortópolis
28ª Caminhos do Cinema Português
32ª Festival Curta Cinema

Além de Madrugada, ”Imagine 2030”, filme documentário produzido por Vinícius Silva, um egresso do curso de Cinema UFPel, em parceria com os diretores David Aynan, Everlane de Moraes e a cineasta Viviane Ferreira, também concorreu na Edição 2023 da ABC na  categoria de Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário, com Caio Mazzilli, diretor de fotografia do longa a aspirante do prêmio. Além de ter realizado a fotografia finalista do Prêmio ABC, Caio também realizou a correção de cor do filme.

De acordo com a sinopse, Imagine 2030 trata-se de um retrato de um país diverso, em que as pessoas comuns constroem um futuro radicalmente diferente com suas escolhas cotidianas. Finalizado em 2022, o longa-metragem está com estreia prevista para 17 de julho, às 19h, no canal Imagine 2030, na plataforma do Youtube.

Publicado em 25/05/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Cinema, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, cursos de Cinema.