UFPel abre inscrições para grupos de promoção e prevenção em saúde mental

Cinco grupos de promoção e prevenção em saúde mental para estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pelo curso de Psicologia, estão com inscrições abertas. Os grupos, respectivamente, oferecem espaço de escuta e acolhimento sobre questões étnico-raciais, diversidade de gênero e sexualidade, vivências acadêmicas, trabalho e estudos e maternidade/paternidade conjugada com a vida acadêmica.

Os encontros são realizados no câmpus 2 da UFPel (rua Almirante Barroso, 1202), sala 211. As inscrições são recebidas por formulário eletrônico específico para cada grupo terapêutico.

Decolonizar

O foco do grupo são os temas étnico-raciais, com o objetivo de contribuir o pertencimento de estudantes com essa marcação identitária. O grupo utiliza-se de “escrevivências” (estratégia que une “escrever” e “vivência”) como uma ferramenta de possibilidades para a compreensão dos seus sentimentos e afetos. Os encontros são realizados presencialmente, no câmpus 2 da UFPel, sala 211, nas terças-feiras, das 9h às 10h30.

Formulário de Inscrições – Grupo Decolonizar

Plural

O Plural oferece espaço de acolhimento sobre diversidade de gênero e sexualidade. O grupo busca a promoção de direitos de cidadania, dignidade, respeito e liberdade nos espaços dentro e fora da Universidade e o reforço à autonomia das pessoas LGBTQIA+, por meio da compreensão integral de suas existências, diálogos, reflexões e elaboração de sentimentos, comportamentos, trajetórias e saberes. As reuniões do grupo são realizadas presencialmente nas quartas-feiras, das 16h às 17h30, na sala 211 do câmpus 2 da UFPel

Formulário de Inscrições – Grupo Plural

Vivências Acadêmicas

O grupo objetiva refletir e compartilhar as histórias de angústias e alegrias vividas na Universidade. O Vivências Acadêmicas busca oferecer um espaço de acolhimento para trocar experiências por meio das semelhanças. Os encontros são realizados nas quartas-feiras, das 10h às 11h30, na sala 211 do campus 2 da UFPel. O dia/horário das reuniões do Grupo poderá ser recombinado entre a coordenação e participantes.

Formulário de Inscrições – Grupo Vivências Acadêmicas

Conexão 360º

Quem tem dupla jornada, de estudo e trabalho, seja vínculo formal, autônomo, freelancer, seja estágio remunerado, entre outras possibilidades, tem a oportunidade de participar de grupo terapêutico específico para esse público. O objetivo é criar espaços de compartilhamento de vivências seguros e afetuosos para diminuir a sobrecarga da rotina intensa do dia a dia. Os encontros são realizados nas terças-feiras, das 18h às 19h30, na sala 211, do câmpus 2 da UFPel.

Formulário de Inscrições – Conexão 360º

Parentalidade Acadêmica

O grupo terapêutico Parentalidade Acadêmica é destinado a estudantes que são mães e pais. O objetivo é proporcionar acolhimento, diálogo, discussão e reflexões, como proposta de assistência psicológica/apoio para as diferentes exigências da vida acadêmica, somadas às demandas atribuídas à maternidade e à paternidade. O Parentalidade Acadêmica contribui para a formação integral, na melhoria do desempenho acadêmico e na prevenção da evasão, de modo a tornar a trajetória acadêmica menos árdua. O grupo reúne-se presencialmente nas terças-feiras, das 18h30 às 20h, no câmpus 2 da UFPel.

Formulário de Inscrições – Grupo Parentalidade Acadêmica