Início do conteúdo

Docente da UFPel lança o livro “Peabiru”, sobre as expressões do imaginário ameríndio

A obra “Peabiru – Do Atlântico ao Pacífico, pelo mítico caminho sagrado”, de autoria de professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carlos Dominguez, será lançado em 21 de maio, em Pelotas. O evento, que contará com sessão de autógrafos e apresentações musicais, será realizado a partir das 19h, na rua Antônio dos Anjos, 908.

Os “Caminhos do Peabiru” consistem num sistema de estradas criadas há milhares anos, pelo povos ameríndios, responsáveis por conectar as civilizações do Litoral Norte do Peru, por meio da Cordilheira dos Andes, até o Lago Titicaca (fronteira entre o Peru e a Bolívia). O trabalho, na forma de reportagem em profundidade, é o resultado de cinco anos de pesquisas, entrevistas e imersões naquele ambiente.

A narrativa jornalística, mesclada com investigação científica, aborda “desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil”, com a história das pessoas que “estudam e vivem o Caminho”, anuncia a contracapa de “Peabiru”. O livro traz também os registros fotográficos, em mais de 50 páginas, de Álvaro Pouey, Charles Guerra, Daniela Xu e Dea Amaral.

Lançamento na UFPel

A atividade será realizada em 2 de agosto, às 19h, no auditório da Reitoria (4º andar), no câmpus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1).