Pós-graduação da UFPel abre vagas para 37 estudantes estrangeiros

Dezoito programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas terão vagas para acolher estudantes estrangeiros. Serão 37 posições, 22 em cursos de mestrado e outras 15 para doutorado, todas elas com bolsa. O intercâmbio ocorrerá por meio do programa GCUB-Mob, organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

Este é o maior número de vagas disponibilizadas pela UFPel em todas as edições de programas do GCUB. Segundo a coordenadora de Relações Internacionais, Renata Bielemann, isso indica um ulhar mais voltado para a internacionalização dos PPGs da Universidade. Este é um critério utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para o aumento ou manutenção das notas de avaliação de programas que já tenham nota mínima de 5. O processo de abertura de vagas foi conduzido por um trabalho conjunto entre a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Com a realização do GCUB-Mob, o ingresso de estudantes por meio do grupo de cooperação, que antes era restrito a estudantes vindos apenas da América Latina e do Caribe, se estende para interessados de outros países.

O processo de inscrição é conduzido pelo GCUB. Já a seleção contempla uma análise de mérito realizada por cada programa de pós-graduação participante, na qual são avaliados títulos acadêmicos, memorial e plano de estudos; além disso, ocorre uma banca conduzida pelo grupo, que levará em consideração aspectos como equidade de gênero, representatividade dos países inscritos, conforme Índice de Desenvolvimento Humano, e distribuição regional no Brasil entre as universidades participantes.

A previsão de chegada dos estudantes é para o primeiro semestre letivo de 2024. A CRInter atuará como facilitadora na acolhida do grupo, por meio de iniciativas como o ensino de português como língua estrangeira e suporte administrativo.

Disponibilizaram vagas para o programa os seguintes PPGs:
– Arquitetura e Urbanismo
– Bioquímica e Bioprospecção