Cartilha multimídia sobre vacinação busca auxiliar educadores

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Museu Diários do Isolamento (MuDI) está lançando uma cartilha multimídia intitulada Vacinas Salvam Vidas, desenvolvida a partir da exposição “A Cultura da Vacinação no Brasil” com o objetivo de popularizar o conhecimento e auxiliar educadores, dentro e fora de sala de aula.

O material tem como objetivo a disseminação do conhecimento científico sobre as vacinas, reforçando a importância da colaboração de todos para um futuro mais seguro e saudável, além de proporcionar jogos interativos para o leitor e está disponível para download de forma gratuita. A iniciativa não tem fins lucrativos e é de livre acesso a todos.

De acordo com o coordenador do projeto, Daniel Viana de Souza, a cartilha foi elaborada e organizada pensando na utilização por educadores que atuam dentro e fora de sala de aula. “O material foi elaborado para conseguir abarcar a maior diversidade de público possível, em termos de linguagem, formato e conteúdo. A ideia é reforçar o senso de coletividade e a importância da colaboração de todos para um futuro mais seguro e saudável”, explicou.

A equipe do MuDI pretende, a partir do diálogo e parceria com escolas e outras entidades ligadas à educação, realizar também atividades presenciais.

Construção coletiva

Para aprimorar os materiais educativos do Museu, a equipe conta com a ajuda de todos. As contribuições podem ser realizadas através de formulário para avaliação do desempenho da cartilha, através de críticas e sugestões. O formulário permite também o compartilhamento de interesses, curiosidades e possíveis expectativas em relação ao próprio MuDI.

Exposição “A Cultura da Vacinação no Brasil”

Está disponível em ambiente virtual a exposição “A Cultura da Vacinação no Brasil”. A mostra curricular, realizada por alunos do curso de Museologia em parceria com o (MuDI), aborda, através de nichos de conteúdo textual e audiovisual, o histórico de vacinas e doenças no Brasil sob uma perspectiva sociocultural.

Publicado em 09/05/2023, na categoria Notícias.