Música e Negritude são temas de seminário na UFPel

O Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza, entre os dias 16 e 18 de maio, o Seminário Música e Negritude: Arte, Força e Resistência, dentro da programação da Semana Nacional dos Museus.

A 21ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. Neste contexto, as atividades do MABSul estarão focadas nos benefícios que a música trouxe em tempos de pandemia e ainda traz para a saúde mental, além de contribuir para a sustentabilidade cultural. O evento é aberto à participação da população.

Confira a Programação:

16 de maio – terça-feira – 19h

Palestra de Abertura – Relação entre o surgimento da indústria fonográfica e as musicalidades afro-diaspóricas

Palestrantes: Prof. Felipe Merker Castellani e DJ MichaCNR

Local: Canal do MABSul no Youtube – https://www.youtube.com/@MABSul

Momento Cultural: Participação da cantora e intérprete de sambas – Cristiane Medeiros Gomes

Mediador: Acad. da UNESC (NEABI) Jackson Goulart

Os participantes serão certificados

17 de maio – quarta-feira – 19h – Mesa-redonda

Local: Canal do MABSul no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=N1UOx-8gVxQ

Momento Cultural: Cantor nativista Saninho Silva

Conferencistas: Saninho Silva (música nativista)

Alex Sander da Silva – Grupo de Capoeira Biribazu

Cristiane Medeiros Gomes (trabalho voluntário, coralista, intérprete no carnaval)

Mediadora: Prof. Rosemar Lemos

Os participantes serão certificados

18 de maio – Dia Internacional de Museus – 17h – Dia das vivências – Patrimônios do Sul – A música negra na cultura brasileira

17h – Roda de Capoeira com o grupo Filhos da Roda Capoeira Pelotas – Local: Passeio ao Lado da Bibliotheca Pública Pelotense (caso chova será realizada no espaço Sirlei Amaro dentro do Mercado Público)

18h – Clube do Choro – Local: Salão Nobre do 2º andar da Biblioteca Pública de Pelotas

18h50min – Apresentação do Grupo que realiza trabalho voluntário nos hospitais: Samba e Sorrisos – Local: Saída da frente Biblioteca Pública Pelotense (caso chova será realizada no espaço Sirlei Amaro dentro do Mercado Público) até o Salão Nobre do 2º andar da Biblioteca Pública Pelotense.

19h30min – Dani e Dena  – repertório de cantores e compositores negros – Local: Salão Nobre do 2º andar da Biblioteca Pública de Pelotas.

20h40min – Apresentação da BANDA DONA DA NOITE – Local: na frente Biblioteca Pública de Pelotas (caso chova será realizada no espaço Sirlei Amaro dentro do Mercado Público).