Desafio Pré-Universitário promove acolhida cultural para receber os novos estudantes

A nova turma presencial do Desafio Pré-Universitário Popular, projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (Prec/UFPel), será recebida nesta segunda-feira (08) às 13h30min, no Campus Anglo. As boas-vindas serão com evento em forma de acolhida cultural, para que os participantes comecem a criar sentidos de pertencimento e se familiarizem com o contexto universitário num clima integrador e permeado de novas experiências significativas.

O momento assume o objetivo de aproximar os novos estudantes, para que percebam que a Universidade é um espaço de todos e todas e para que a comunidade se sinta bem em ocupar esse local. Segundo a comissão organizadora, a proposta do Desafio é desfazer barreiras que são instauradas por um cenário de desigualdade social.

No deck do Campus Anglo, às margens do Canal São Gonçalo, o grupo será recepcionado com coffee-break e programação cultural, com a participação colaborativa e solidária de artistas locais, como o DJ Tom Nudes e os músicos Henry Oppelt e Alexander Augusto Silva (conhecido por 4leexyz da banda AFROBLACKSOUL).

O Desafio é um curso preparatório para processos seletivos para instituições de ensino superior públicas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). É totalmente gratuito e voltado para estudantes de baixa renda, jovens de periferia, filhos e filhas de trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem historicamente, ao longo de seus quase 30 anos, buscado construir um espaço de educação pública com qualidade e de empoderamento, onde cada sujeito se potencialize e se coloque no mundo em poder de ação na luta por seus direitos e por cidadania. Assim, para além das 13 áreas do conhecimento abordadas nos conteúdos que integram as disciplinas, o projeto também se compromete com a formação cidadã.

Aulas remotas são abertas ao público
Além das aulas presenciais, realizadas à tarde no Campus Anglo para os estudantes selecionados, o Desafio oferecerá também um módulo remoto à noite, aberto para qualquer pessoa, sem limite de vagas. O link para acesso estará disponível nas redes sociais do Desafio no Instagram, Facebook e Twitter. As aulas dos anos anteriores gravadas podem ser acessadas no canal do Desafio no YouTube.

Mais sobre o Desafio
O objetivo principal do pré-universitário é proporcionar a uma parcela da classe menos favorecida o acesso à Universidade Pública. Aulas, simulados, monitoria, orientação profissional, oficinas pedagógicas e aulões especiais compõem o programa do curso. O Desafio beneficia cerca de 200 pré-universitários, anualmente. As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários nos turnos vespertino e noturno (módulos presenciais e remotos). Atualmente, cerca de 70 colaboradores estão envolvidos com a proposta, entre educadores e monitores. Os educadores do projeto são considerados grandes estrategistas nessa demanda social que o Desafio abraça para si – são considerados pessoas que acreditam, têm esperança e veem a educação como um instrumento de poder para transformar a sociedade. O Desafio torna-se, ainda, lugar de formação de educadores dentro de uma proposta diferenciada, a qual está pautada nos princípios da Educação Popular.