Exposição homenageia Tarsila do Amaral

Abre nesta sexta-feira (05), às 18h, a exposição “Tarsila em Pedaços”, promovida pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mostra homenageia os 50 anos de saudade da artista brasileira Tarsila do Amaral. A atividade será no espaço Casa de Vivências Culturais Rendez-Vous (rua Dona Mariana, nº 1), com música ao vivo de Lucas Alves.

Os trabalhos expostos foram produzidos nas disciplinas de Desenho I e II do Centro de Artes com o aproveitamento do material que seria descartado pela empresa Greenplac MDF. A ação faz parte do projeto Design Circular da empresa Greenplac e do projeto unificado “Tarsila do Amaral: 50 anos de saudade”, coordenado pela professora Thaís Sehn.

As placas de MDF foram utilizadas como suporte de desenho alternativo para diferentes técnicas dentro das disciplinas de Fundamentos do Desenho dos cursos de Design Gráfico, Design Digital, Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura. Nesse processo, os estudantes foram apresentados à brasilidade das obras de Tarsila através de uma palestra com Thays Tonin, doutora em História da Arte. Posteriormente, se reuniram em grupos e construíram um trabalho artístico que faria referência à artista.

Nas turmas das professoras Thaís Sehn, Nádia Leschko e Alice Monsell cada integrante do grupo deveria pintar pelo menos um quadrado de MDF, que, em conjunto com os demais, formaria a obra; na turma da professora Lizângela Torres, os alunos foram convidados a pensar o desenho no espaço expositivo.

Além dos trabalhos dos estudantes, a artista Nádia Senna foi convidada a participar, trazendo a presença da homenageada através de um retrato em aquarela.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 18 de maio de 2023. Ao longo dos dias, os alunos irão se revezar em horários de monitoria para manter o espaço aberto em visitação para o público (a escala será divulgada nos perfis do Centro de Artes e dos cursos de Artes Visuais no Instagram). A aluna Ester Moraes está organizando ações educativas com escolas locais, que podem ser agendadas através do e-mail esterfonseca543@gmail.com.

A organização convida as pessoas visitantes para fazer fotos da exposição e postar nas redes, marcando os perfis do Instagram @centrodeartesufpel e @greenplac MDF.

Publicado em 05/05/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Centro de Artes, Comunidade, Exposição.