Reunião encaminha mobilização contra novos pedágios nas rodovias gaúchas

Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (2), o Consórcio Intermunicipal Centro Sul, composto por quinze municípios da região Centro-Sul (Costa Doce) do Estado do Rio Grande do Sul, através do presidente Jardel Magalhães Cardoso, prefeito de Arambaré, solicitou o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na mobilização contra a instalação de três novas praças de pedágios na região, tendo em vista os impactos que serão causados no desenvolvimento da região.

De acordo com o presidente, está prevista a instalação de 13 novas praças de pedágio no RS, sendo que três delas, na BR 116 (Camaquã, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul), afetariam diretamente o Sul do Estado. Entre os reflexos dos novos pedágios estariam o desenvolvimento econômico da região através do Porto de Rio Grande, que já é afetado com o valor dos pedágios, impacto na instalação de empresas, no turismo e inviabilidade de expansão industrial. “O estudo realizado para a nova concessão de rodovias no Rio Grande do Sul terá um impacto social e econômico por 35 anos. Nós que estamos do lado de cá da ponte do Guaíba, seremos muito afetados”, disse.

A reitora Isabela Andrade colocou a UFPel como mais uma instituição de apoio na mobilização contra a instalação das novas praças. De acordo com Isabela o impacto também será sentido pela comunidade da UFPel com o aumento de custos para trabalhadores e estudantes, principalmente no transporte público. “Somos solidários na mobilização, nossos servidores e estudantes necessitam do deslocamento até Porto Alegre. As novas praças prejudicarão os estudantes que são de fora do estado, por exemplo, até mesmo das famílias desses estudantes que vêm visitá-los”, ponderou.