Vídeos produzidos na UFPel integram repositório de materiais em Libras do MEC

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidada a integrar o Repositório Huet, do Governo Federal. O convite, feito pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), ocorreu devido a divulgação de dois vídeos desenvolvidos por dois projetos de acessibilidade para surdos, que fazem parte da Universidade: O Obalibras e MathLibras.

O Repositório Digital Huet é uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para a educação de surdos. O repositório é gerenciado pelo Núcleo de Educação Online (NEO) do INES, pertencente ao Ministério da Educação (MEC). Dentre os materiais disponíveis estão vídeos, livros, documentos manuscritos, trabalhos apresentados em congressos e animações.

Na ocasião o projeto Obalibras, coordenado pela professora do Centro de Letras e Comunicação (CLC) Tatiana Lebedeff, enviou um vídeo para compor o Repositório Huet denominado “Consulta Marcada”, no qual são apresentados, em um diálogo, os sinais em libras das vacinas contra a Covid-19. O projeto possui como proposta principal o desenvolvimento de material didático para o ensino de Libras.

Já o projeto MathLibras, coordenado pela professora do Instituto de Física e Matemática (IFM) Thaís Philipsen Grutzmann, enviou ao Repositório dois vídeos: “Material Dourado” e “Material Dourado II”, que ensina as unidades e dezenas matemáticas em libras para os estudantes. O projeto tem como objetivo principal produzir vídeos em libras para estudantes da educação infantil e ensino fundamental.

Ambos os projetos contaram com a participação de vários integrantes da Universidade, entre eles: docentes, estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Letras, bolsistas de iniciação científica e extensão, intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e colaboradores externos.

Publicado em 27/04/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Libras, videos.