Regulamento da SIIEPE já está disponível

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou o regulamento de sua 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE). O evento ocorrerá de 20 a 24 de novembro. No documento estão descritas as modalidades de participação, orientações para fazer inscrição, caracterização e formatação dos trabalhos, avaliação, formatos e normas gerais de apresentação, certificação e prazos.

A SIIEPE congrega o 7º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 25º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC). A temática deste ano será “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

A participação no evento se dará pelas modalidades “Apresentador (a) de Trabalho” e “Ouvinte”. Apresentadores do CIC podem ser estudantes de graduação e estudantes recém-formados que apresentem pesquisa desenvolvida durante a graduação. No CEG, poderão participar estudantes de graduação.

Para o ENPOS, podem submeter trabalhos estudantes de pós-graduação, ex-alunos de pós-graduação que defenderam os seus trabalhos a partir do ano de 2022 e membros de órgãos de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, institutos tecnológicos e de centros de pesquisa.

Os apresentadores do CEC podem ser estudantes de graduação e pós-graduação. Para submeter trabalhos ao CIT, a pessoa interessada deve atender aos requisitos do CIC, CEG ou ENPOS.

A participação na modalidade “Ouvinte” estará aberta para a comunidade em geral. A certificação nessa modalidade depende de inscrição prévia e do cumprimento das exigências mínimas descritas no regulamento.

Formatos de Apresentação
Além da tradicional apresentação oral, o evento traz novamente a possibilidade de apresentação on-line – para trabalhos de estudantes dos cursos da modalidade Educação a Distância (EAD) – e uma novidade: apresentação performativa, voltada para as produções de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Artes. Para a vice-reitora da UFPel, Ursula Silva, que coordena o evento, trata-se de uma opção diferenciada que amplia as possibilidades do universo da pesquisa em outro formato. A intenção da organização do evento é proporcionar uma multiplicidade de possibilidades de apresentação e interação entre os participantes.

Evento será na região central
A expectativa é de repetir o êxito de público da edição anterior, que contabilizou 10 mil inscritos, palestras prestigiadas, vasta circulação e interação entre as pessoas. Para facilitar a logística de movimentação, o evento deverá ser realizado nos prédios da região central, com espaços mais amplos para receber o público. A programação ainda está sendo finalizada. As novidades podem ser acompanhadas no site da SIIEPE.

Internacionalização em foco
Para a vice-reitora, o destaque que a UFPel vem galgando nos cenários nacional e internacional motiva a temática do evento neste ano. Segundo ela, a instituição deve aprimorar a disseminação internacional de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, em especial na integração com as instituições de ensino da América Latina e àquelas relacionadas ao Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-Print). “É uma discussão bastante necessária”, ressalta.

A gestora observa ainda a importância do estímulo ao multilinguismo, que demanda o envolvimento de docentes e estudantes, passando por ações como a participação em cursos de línguas desde o início da graduação até a oferta de disciplinas em línguas estrangeiras na graduação e na pós-graduação.

Ursula listou ainda a crise de recursos nas instituições de ensino pelo mundo afora, em especial na América Latina, como outro ponto a ser debatido na abordagem da temática. Segundo ela, a aproximação entre as entidades na aprendizagem em torno do assunto é um tipo de cooperação do qual se espera ampliação. “Precisamos criar políticas que possam apoiar as mobilidades. Se não temos recursos, é preciso apresentar e pensar as necessidades para a criação de políticas. A gente vê o quanto o estudante que participa de mobilidade volta com outro olhar sobre sua área de conhecimento”, pontua, destacando também que a dupla diplomação, em especial pela proximidade fronteiriça, é um assunto que tem ganhado atenção.

Inscrições
As inscrições para a SIIEPE serão realizadas de forma gratuita, exclusivamente no site do evento, de 12 de junho a 15 de setembro às 18h, nas modalidades de “Ouvinte” ou “Apresentador (a) de Trabalho”.