Projeto “Por uma docência inclusiva” recebe inscrições

O projeto “Por uma docência inclusiva”, desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na Associação Escola Louis Braille, está com oportunidade para ingresso de novas e novos integrantes. A escola, especializada no atendimento ao público com deficiência visual, recebe o apoio da UFPel para atividades extracurriculares, com estudantes da rede regular de educação.

Podem participar estudantes de licenciatura da UFPel e de pós-graduação, desde que tenham concluído curso de licenciatura, e servidoras e servidores que atuam na área da formação docente. Mais informações são obtidas via contato com o coordenador, Bruno Pastoriza, pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.

O projeto

A iniciativa, que alia a formação de docentes para inclusão com o apoio ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual, está em funcionamento na Universidade desde 2019.  Atualmente, a equipe atua no ensino de Ciências para esse público, durante o contraturno, na Escola Louis Braille

O projeto busca, segundo o coordenador, ampliar a equipe e proporcionar mais especialidades disciplinares para auxiliar estudantes com deficiência visual, por meio de aulas, da criação de materiais e de apoio em geral. “As contribuições que o projeto vem trazendo à formação docente (de quem atua na formação dos estudantes com deficiência visual) e à formação dos estudantes com deficiência é reiteradamente destacada pela Escola, pelos docentes e pelos próprios alunos”, conta o professor coordenador.