Mutirão de projeto realiza limpeza e reorganização da Horta da Cohab Tablada

Um grande mutirão, realizado no último sábado (15), trouxe cara nova para a horta da Associação de Moradores da Cohab Tablada, em Pelotas. A iniciativa, do projeto Hortas Urbanas, reuniu estudantes, professores e membros da comunidade para roçar, capinar e retirar resíduos do espaço, além de requalificar algumas estruturas do local.

As atividades foram desenvolvidas sob orientação de professores de diversos cursos da UFPel, conforme suas especialidades. Estudantes de Engenharia Agrícola ficaram encarregados de recolocar a caixa d’água em local próprio, com a reconstrução da base e feitura de um novo sistema de coleta de água da chuva. Já os alunos de Biologia, Geografia, Nutrição e Engenharia Sanitária e Ambiental se envolveram na reorganização dos canteiros. Enquanto o trabalho ocorria na horta, os colegas do curso de Gastronomia preparavam o almoço que foi servido aos voluntários, com cardápio que valorizou ingredientes hortícolas.

Os membros da comunidade participaram ativamente realizando todas tarefas e orientando acerca das diversas espécies cultivadas no local, especialmente citando os usos das plantas medicinais: a horta, além das espécies hortícolas, conta também com um grande número de ervas medicinais que são amplamente utilizados pelos moradores.

No final da ação, já foram planejadas as próximas intervenções na horta. Na sequência, com uso de monocultivador, será realizado o preparo da terra e a construção de novos canteiros, que receberão o plantio de variedades selecionadas pela comunidade.

Além do apoio dos cursos, também setores administrativos da Universidade apoiaram o mutirão: a Superintendência de Infraestrutura, com o empréstimo de ferramentas, e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com o apoio administrativo.

Publicado em 18/04/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão, Geografia, Hortas Urbanas, Instituto de Ciências Humanas.