UFPel aprova R$ 515 mil em bolsas para inovação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou R$ 515 mil em bolsas de iniciação tecnológica, mestrado e doutorado para seis programas de pós-graduação da instituição em projetos com sete empresas parceiras através de uma proposta institucional que foi submetida no Edital MAI-DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, além de fomentar a internalização da prática da pesquisa nos ambientes das empresas por meio de projetos em parcerias com as empresas.

Para o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, Vinicius Farias Campos, o ecossistema de inovação da UFPel está se consolidando com uma ampliação para alguns Programa de Pós-Graduação que não investiam na área de inovação. “A aprovação evidencia que estamos no caminho certo e que há uma consolidação da inovação dentro dos programas de pós-graduação da Universidade. Além disso, mostra o interesse desses programas na área de inovação, tendo em vista que há uma variação nos programas que estão participando das edições do edital”, disse.

Somando todos os projetos que foram contemplados nos editais de 2018, 2020 e 2023, a UFPel já captou mais de R$ 2.3 milhões e mais de R$ 500 mil das empresas parceiras. “São quase R$ 3 milhões de captação de recursos para execução dos projetos de inovação na Universidade”, comemorou o superintendente. De acordo com Vinicius, o valor de R$ 515 mil será ampliando com a correção dos valores das bolsas de mestrado e doutorado que tiveram reajustes em março de 2023.

Os Programas de Pós-Graduação contemplados são: Biotecnologia, Direito, Ciência e Engenharia de Materiais, Odontologia, Fitossanidade e Meteorologia. E as empresas parceiras são: NuInsect Science Serviços em Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica LTDA., Defensoria Pública da União – DPU, Frente dos Coletivos Carcerários do RS, I9MAT Inovações em Nanotecnologia LTDA., Indusbello Ind. e Com. de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda., Ballagro Agro Tecnologia LTDA. e SIMEPAR.

Além disso, foram aprovadas cinco bolsas de mestrado e duas de doutorado.

Projetos contemplados

1. Nanoemulsões de óleo de Black soldiers para uso veterinário: desenvolvimento, caracterização e avaliação da citotoxicidade.

Responsável: Claudio Martin Pereira de Pereira

Empresa Parceira: Nu Insect Science Serviços em Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica LTDA

Objetivo: Desenvolver, caracterizar nanoemulsões de óleos extraídos de Black soldiers, produtos de interesse ao setor farmacológico veterinário.

2. Sistema de registro, comunicação e atenção a vítimas de violência institucional em contexto de privação de liberdade

Responsável: Bruno Rotta Almeida

Empresa Parceira: Defensoria Pública da União – DPU e Frente dos Coletivos Carcerários do RS.

Objetivo: Desenvolver um sistema de registro, comunicação e atenção a vítimas de violência institucional em contexto de privação de liberdade.

3. Sistema em rede de sensores eletroquímicos point-of-care (Mestrado)

Responsável: Neftali Lenin Villarreal Carreno

Empresa Parceira: I9MAT Inovações em Nanotecnologia LTDA

Objetivo: Fabricação de sensores eletroquímicos a base de grafeno induzido por laser visando monitoramento ambiental de resíduos ligados ao agronegócio.

4. Sistema em rede de sensores eletroquímicos point-of-care (Doutorado)

Responsável: Neftali Lenin Villarreal Carreno

Empresa Parceira: I9MAT Inovações em Nanotecnologia LTDA

5. Desenvolvimento e performance físico-química de resinas compostas com efeito camaleão

Responsável: Rafael Guerra Lund

Empresa Parceira: Indusbello Ind. e Com. de Produtos Médicos e Odontológicos LTDA

Objetivo: Avaliar e comparar laboratorialmente as propriedades físico-químicas de resinas experimentais com efeito camaleão.

6. Desenvolvimento de Biodefensivo: Estabelecimento das condições fermentativas de bactérias biocontroladoras, escalonamento, formulação em biopolímero e validação da eficiência agronômica

Responsável: Andréa Bittencourt Moura

Empresa Parceira: Ballagro Agro Tecnologia LTDA

Objetivo: Desenvolver e formular biodefensivo estabilizado em polímero e produzido com bactérias biocontroladoras selecionadas; escalonar a fermentação e validar eficiência agronômica.

7. Algoritmo de previsão quantitativa de precipitação utilizando o algoritmo PySTEPS para previsão de precipitação de curto prazo em cidades inteligentes

Responsável: Leonardo Calvetti

Empresa Parceira: Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – Simepar

Objetivo: Implantar um sistema de previsão de curtíssimo prazo (até 6h) de precipitação utilizando dados de radar para prevenção de alagamento e inundação em áreas urbanas.

Publicado em 17/04/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Doutorado, inovação, Inovação Tecnológica, Mestrado.