Disciplinas Transversais: Pós-Graduação da UFPel oportuniza formação interdisciplinar

Política Institucional para a Pós-Graduação promove o compartilhamento de saberes

Estudantes dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) têm a possibilidade de ampliar o olhar sobre o problema de suas pesquisas em interação com diferentes áreas de conhecimento. Por meio da aproximação, durante a trajetória de formação no mestrado ou doutorado, com outros programas da Universidade, é incentivada a reflexão, de forma colaborativa, sobre as questões de investigação e suas soluções. Esse diálogo, estimulado na UFPel com a oferta de disciplinas transversais, tem impactado positivamente nas avaliações da pós-graduação e na concessão de recursos para pesquisas.

O professor responsável pelo Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação (Niapp) da UFPel, Gustavo Souza, recomenda a experiência: estudantes de pós-graduação participam, dessa forma, de espaços de “criatividade e inovação”. O docente explica que as disciplinas transversais oportunizam enxergar novas soluções de problemas acadêmicos, tecnológicos e da sociedade, formulações de outras questões para trabalhos de pesquisa e ampliação de parcerias acadêmicas. “O principal objetivo é proporcionar aos estudantes de diferentes áreas do conhecimento um espaço de compartilhamento que transborda as fronteiras de cursos e áreas específicas, estimulando o pensamento crítico e, sobretudo, uma cultura de maior interdisciplinaridade e colaboração”, destaca.

Contribuição para a Qualidade dos Cursos

O movimento institucional para a interdisciplinaridade na pós-graduação tem refletido positivamente nas avaliações da UFPel. Conforme o chefe do Niapp, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), estimula e destaca ações de caráter interdisciplinar nas avaliações periódicas (quadrienais) de todos os programas de pós-graduação.

Como resultado da política institucional, a UFPel recebeu recentemente dez bolsas de doutorado e dez de mestrado na chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estímulo à pós-graduação. Entre os critérios para essa concessão, o projeto institucional deveria “promover a interdisciplinaridade entre os programas de pós-graduação”

Dinâmica das Ofertas

As disciplinas transversais estão disponíveis em todos os semestres, mas também há casos de periodicidades exclusivas ou ofertas únicas. A cada período letivo, as disciplinas são informadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação às coordenações dos programas. As matrículas são realizadas em cada Programa, nos prazos divulgados regularmente.

A relação de disciplinas transversais pode ser solicitada ao Núcleo de Pós-Graduação (npg@ufpel.edu.br) ou ao Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento (niapp@ufpel.edu.br). O aproveitamento de créditos de disciplinas segue os mesmos critérios das disciplinas ofertadas por cada programa de pós-graduação.

Para mais públicos

As disciplinas transversais, até o momento, são destinadas apenas a estudantes dos programas de pós-graduação da UFPel. Não há impedimento, entretanto, à participação especial (como “ouvinte”) para quem possuir vínculo com outras Instituições de Ensino Superior ou mesmo de graduandas e graduandos, desde que com autorização de quem for responsável pela disciplina. A expectativa institucional é de incluir formalmente a possibilidade de participação de estudantes de graduação nesse formato.

Docentes: Como e por que oferecer disciplina transversal?

A UFPel lança periodicamente edital para a oferta de disciplinas transversais. A proposta interdisciplinar, com a caracterização e programa de acordo com as normas da Instituição, pode ser individual ou coletiva (idealmente, por parte de um grupo de professoras e professores de mais de um programa de pós-graduação).

Na justificativa apresentada, explica Gustavo Souza, é relevante explicitar a interdisciplinaridade e os potenciais benefícios para outros cursos de mestrado e doutorado. “É uma oportunidade para os docentes pensarem em problemas mais amplos e estabelecer e/ou consolidar colaborações com colegas de outras áreas e, eventualmente, proposição de novas atividades acadêmicas, incluindo projetos de pesquisa interdisciplinares”, incentiva.

As disciplinas transversais são lotadas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, mas é importante, ressalva, que também tenham suporte nos cursos de origem das professores e professores proponentes. Individualmente, os programas também podem incluir tais disciplinas em sua relação de ofertas.

.