Hospital Escola da UFPel realiza primeiro Simpósio de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde

“Aproximando a ciência da assistência”. Esse foi o tema do 1º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel/Ebserh). O evento ocorreu até quarta-feira (12), no Bloco 3 da unidade hospitalar. A cerimônia de abertura foi realizada na segunda-feira (10), e contou com a participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, da reitora, Isabela Andrade, e as presenças de colaboradores, gestores locais, estudantes e docentes.

Promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o simpósio buscou ter o caráter científico e multidisciplinar, fortalecendo fortalecer atividades de ensino, pesquisa e inovação realizadas no âmbito do HE-UFPel. O evento teve também o propósito de incentivar o desenvolvimento, a produção e a divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos dos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da submissão de resumos que serão publicados nos anais deste evento.

De Brasília, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, parabenizou a iniciativa e frisou a oportunidade de se abordar temas tão oportunos no atual cenário nacional. “Vivemos em um momento do país em que, mais do que nunca, precisamos valorizar os ecossistemas do ensino e da ciência, para que ambos possam ser grandes produtores de inovação de alto impacto. Isso faz parte da trajetória histórica dos hospitais universitários federais e missão fundamental da Ebserh. Precisamos dar conta de trabalhar com pesquisas aplicadas, visando atender às necessidades diretas das pessoas que precisam dos nossos cuidados”, observou Beltrammi.

A superintendente do HE, Carolina Ziebell, registrou a importância do evento como forma de valorizar a cultura de integração entre a assistência, o ensino, a pesquisa e a inovação, que tem sido papel do Hospital Escola. “Isso confirma nossa posição de hospital que valoriza o ensino, a pesquisa, a iniciação científica. Nosso objetivo é manter essa cultura ao longo dos próximos anos”, ressaltou a gestora.

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, parabenizou a equipe pela organização do primeiro Simpósio e citou, entre os avanços, a construção da sede própria do hospital. “Muito importante termos esse tipo de articulação dentro do nosso Hospital Escola, que é quando a gente consegue unir as pautas de ensino e assistência. Quero falar também da expectativa pela construção da sede própria do hospital. Estamos construindo laços para conseguir efetivar esse espaço para prática do ensino e da ciência”, disse.

Programação

O simpósio teve início com a palestra “Aproximando a Ciência da Assistência”, ministrada por Gilberto Schwartsmann e Rafael Roesler. Já o tema “Hospitais Universitários Federais: desafios e perspectivas” foi assunto da mesa-redonda com a participação do gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, Tiago Collares, como mediador, da gerente de Atenção à Saúde, Cristiane Becker, e do professor Rafael Roesler.

O titular da GEP, Tiago Collares, explicou que o foco desta primeira edição do evento é a aproximação da ciência e da assistência. “Buscamos, portanto, trazer palestrantes relevantes, do ponto de vista científico, com objetivo de motivar a comunidade assistencial a se aproximar da universidade e, ao mesmo tempo, trazer a academia para dentro do hospital”, disse. Segundo ele, o evento também foi uma oportunidade de compartilhar experiências com casos de sucessos de outros hospitais do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte.

Workshop

Durante a programação do Simpósio, foi realizado, no dia 11, o 1º Workshop do Centro de Simulação Realística do Hospital Escola. A atividade teve como palestrante o coordenador do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg/Ebserh), Heitor Silva Biondi, abordando o tema “Acesso venoso guiado por ultrassom”.

Publicado em 13/04/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola, Pesquisa.