Início do conteúdo

UFPel realiza evento sobre a Pedagogia Montessoriana

O Grupo de Pesquisa Educação para a Paz sob a perspectiva Montessoriana, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas realiza, no dia 8 de maio, um Diálogo Formativo com as Redes de Ensino – Educação para a paz. O evento será online, com transmissão pelo YouTube, a partir das 18h.

O encontro tem o objetivo de compartilhar conhecimentos construídos e colaborar com proposições e práticas pedagógicas acerca da Pedagogia Montessoriana, visando fortalecer o sentido social da ação educativa através da educação para a paz, contribuindo para a formação docente.

 As inscrições podem ser realizadas pelo formulário até o dia 5 de maio para a comunidade em geral (estudantes da graduação, pós-graduação, professores, gestores ou profissionais da educação das diferentes redes de ensino). A certificação nesta modalidade depende de inscrição prévia e de preenchimento da lista de presença no dia do evento, e será de quatro horas. O evento é gratuito.

Programação

8 de maio

  • 18h – Abertura / Equipe do projeto
  • 18h20-19h30 – Sessão 1 – Roda de conversa sobre as Práticas Pedagógicas Montessorianas.
    • Palestrante: Sérgio Murilo Portela.
    • Mediadora: Profª Elisa dos Santos Vanti (UFPel)
  • 19h30-20h50 – Sessão 2 – Roda de conversa: Compartilhando Práticas Pedagógicas Montessorianas
    • Palestrantes: Danielle Bierhals Tuchtenhagen, Eliane Bierhals Varini, Renata Barcelos, Renata Freitas. Mediadora: Profª Helenara Plaszewski (UFPel)
  • 20h50-21h – Encerramento.
Sobre os palestrantes

Sérgio Murilo Portela – Pedagogo e especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Sérgio é Administrador Montessori, formado pela Associação Montessori Internacional (AMI), com Curso de formação para trabalhar com pais e crianças pelo Centro de Estudios Montessori, Chile, 2019. Também é Especialista em Educação Montessori de 0-3 anos pelo Centro de Estudios Montessori (Chile), em Educação Montessori de 3-6 anos pela Seton Montessori Institute (AMS – USA) e Assistente Montessori 6-12 anos, formado pela Associação Montessori Internacional (AMI – Portugal). Sérgio possui experiência como formador de professores e coordenador no Centro Educacional Menino Jesus e como formador no Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro. É Consultor Montessori em instituições do Rio de Janeiro (Petrópolis), Bahia (Juazeiro, Jequié), Pará (Belém), Santa Catarina (Indaial, Timbó, Blumenau), Ceará (Fortaleza) e Portugal. Palestrante em eventos nacionais sobre o método Montessori. Sérgio é filiado como pessoa física na Associação Montessori da Bahia (AMB) e na Organização Montessori do Brasil (OMB), instituição esta onde atuou como pesquisador na Comissão Científica pelo período de 2020 a 2021.

Renata Barcelos – Pedagoga com especialização em Supervisão e Orientação, Gestão Educacional e Educação Montessori – 0 a 6 anos. Atuo como Diretora de escola pública, de Educação Infantil, da Rede Municipal de Camaquã, desde 2018.

Danielle Bierhals Tuchtenhagen – Formada em Magistério, Letras – Licenciatura em Inglês, Português e Literatura. Pós graduada em Direção, Supervisão e Orientação Escolar. Trabalha na rede municipal de Cristal. Atualmente, na vice- direção da EMEI Primeiros Passos.

Eliane Bierhals Varini – Formada em Pedagogia e Serviço Social. Pós graduada em Neuropsicopedagogia e Supervisão Escolar. Experiência com 5° ano, educação infantil, hoje trabalhando com berçário 1, no município de Camaquã.

Renata Freitas – Ecóloga, é especialista em Educação Infantil e possui mestrado em Educação Ambiental. Fundadora e diretora da Escola de Educação Infantil Upiá, de inspiração Montessori.

Publicado em 12/04/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags evento, FaE, Pedagogia.