PPG em Epidemiologia promove aula inaugural

O epidemiologista e professor emérito da Universidade Federal de Pelotas Cesar Victora é o destaque da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, que ocorre no dia 18 de abril, às 14h, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas. A palestra “Por que fazer pesquisa em epidemiologia?” abordará a importância da pesquisa em saúde e a relevância da epidemiologia na busca por soluções para os principais desafios enfrentados pela sociedade atualmente.

Cesar Victora é um cientista líder na área de saúde e nutrição materno-infantil e um dos pensadores mais proeminentes nas áreas de monitoramento e avaliação de programas de saúde e equidade em saúde em todo o mundo. Com mais de 500 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, é autor de pesquisas que impulsionaram políticas globais de aleitamento materno, nutrição precoce e crescimento infantil. É um dos fundadores das Coortes de Nascimentos de Pelotas e participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, em uma época em que a epidemiologia era incipiente no país, tendo levado o programa a se tornar o mais bem classificado no sistema de avaliação da Capes entre mais de 80 programas na área de saúde coletiva brasileira.

Sua apresentação será uma oportunidade única para os estudantes e profissionais da área de saúde, que terão acesso a insights valiosos sobre a importância da pesquisa em epidemiologia para a promoção da saúde pública.

A aula inaugural é um marco importante para o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, que tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar em diversas áreas relacionadas a epidemiologia do ciclo vital, determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado, epidemiologia dos serviços de saúde e equidade em saúde. O programa oferece uma formação rigorosa em metodologia epidemiológica, estatística e bioestatística, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de pesquisas de alto nível e impacto social.

O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do PPGEpi no Facebook, Instagram e Youtube. A participação presencial é reservada aos alunos e professores do programa, por motivo de disponibilidade de espaço para acomodação do público.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, visite o site neste link.