Especialização em Gestão para a Sustentabilidade da UFPel está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o curso de especialização em Gestão para a Sustentabilidade, pós-graduação do tipo Lato Sensu. Com caráter multidisciplinar, a especialização recebe egressos de qualquer curso de graduação. Para esta edição, serão abertas 30 vagas, sendo oito delas reservadas para acesso afirmativo de pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência, duas para travestis ou transexuais e três para servidores da UFPel.

As inscrições, no valor de R$ 70,00, ocorrem de forma eletrônica, por meio do envio da documentação exigida pelo edital. A seleção se dará por avaliação do histórico da vida acadêmica e do currículo Lattes documentado, fase esta da qual serão classificados 40 candidatos para entrevista e defesa da Carta de Intenções.

Mais informações podem ser encontradas neste link.

Sustentabilidade

A temática da sustentabilidade ganhou relevância a partir da Agenda 2030, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 2015, colocando-se como desafio para os países signatários, dentre eles, o Brasil. Tais nações precisam, a partir disso, pensar, planejar e implementar ações e políticas orientadas pelas metas dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2022, a UFPel passou a integrar a Rede Gaúcha de Educação Sustentável, com a missão de fortalecer e propor ações relativas aos ODS  e à Agenda 2030. A ideia é que, de forma integrada, sejam realizadas ações afirmativas e pedagógicas, ações de ensino, pesquisa e extensão buscando desenvolver no estudante o protagonismo para as mudanças sociais. É neste cenário que a Especialização em Gestão para a Sustentabilidade está pensada.