Palestra de abertura do Seminário Leituras do Presente será nesta quarta (05)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) dá início, nesta quarta-feira (05), às 19h, ao Seminário Leituras do Presente. O evento terá encontros quinzenais que propõem o debate em torno da arte do presente. A transmissão será pelo canal Conexão Arte no YouTube.

A abertura do Quarto Ciclo do Seminário Leituras do Presente contará com a presença de Gaudêncio Fidelis, curador e doutor em história da arte. O convidado é professor associado do Programa de História da Arte do Hunter College da Universidade da Cidade de Nova Iorque.

A palestra virtual de Gaudêncio Fidelis será “Dinâmica de formalização de um processo artístico, curatorial e teórico”. Segundo ele, a palestra irá apresentar um sistema de organização e sistematização do pensamento reflexivo exercitado através de uma rotina de trabalho, como forma de otimizar a organização de uma lógica de pensamento processual. Uma contribuição significativa para o conhecimento, avalia, precisa ser realizada de uma forma produtiva para que obtenha o maior impacto possível na esfera pública e possa vir a colaborar com uma efetiva virada epistemológica. Para tanto, Fidelis utilizará como modelo sua produção curatorial para exemplificar como ela vem se refletindo ao longo do tempo em suas preocupações teóricas, que incluem problemas de gênero (feminismo e cultura queer), relações entre a memória (a poeira), e a realidade material dos objetos (conservação e restauro), e os sentidos, mais especificamente sobre o olfato (o cheiro). “Nesta palestra significativa ênfase será colocada na elucidação de um processo de pensamento desenvolvido e sua formalização e intervenção política no e sobre o cânone da história da arte. A estratégia de abordagem consiste em olhar objetivamente para o passado para vislumbrar um processo de fundamentação reflexiva no presente”, adianta.

A ideia do Seminário Leituras do Presente é discutir outros vetores conceituais que possibilitem abordar seus conteúdos e suas linguagens por meio de epistemologias que questionem a hegemonia e a tradição europeia. O Seminário faz parte de um Projeto de Extensão da UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos.

Professores(as) Organizadores(as):
Caroline Leal Bonilha
Neiva Maria Fonseca Bohns
Ricardo Henrique Ayres Alves
Rogerio Vanderlei de Lima Trindade
Thaís Cristina Martino Sehn

Apoio: Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Curso de Especialização em Artes, Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes)

Coordenação de Projeto Gráfico: Thaís Cristina Martino Sehn

Apoio audiovisual e transmissão: Regis Dutra

Plataforma: Conexão Arte e YouTube

Tempo de duração: 1h

Dia e horário: quarta-feira, 19h
Encontros quinzenais

Certificação: será fornecida certificação para participantes inscritos via formulário on-line disponibilizado durante a transmissão.

Site WordPress Institucional

Canal no YouTube

Publicado em 05/04/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Centro de Artes, Conexão Arte, seminário.