Hospital Escola recebe bicicleta como premiação por boas práticas sustentáveis

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) recebeu uma bicicleta aro 26 de 18 marchas, dentro de uma campanha desenvolvida por um fornecedor de material médico-hospitalar, que premia instituições que desenvolvem práticas sustentáveis. Essa é a segunda vez que o Hospital é premiado na campanha.

A campanha “Gelo+ISOPOR = BIKE” é feita pelo fornecedor MedLive e consiste num sistema de pontos para estimular o retorno de material (gelo esponja e isopor de transporte de medicamentos). Para cada item devolvido em boas condições, é fixada uma pontuação e, ao atingir 800 pontos, a instituição recebe uma bicicleta.

O prêmio foi entregue para a equipe da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) que, após todos os trâmites legais para receber o material, decidiu repassar a bicicleta para o almoxarife Jeferson Moura Brum como reconhecimento por seu envolvimento no projeto de aproveitamento de material.

O farmacêutico Roberto Flavio Gularte Martins disse que todos na CAF participam do projeto e a decisão de repassar a bicicleta para o colaborador é uma motivação para dar continuidade à iniciativa. “Jeferson encampou a ideia, fez todo o processo de armazenamento e contabilidade dos itens e realiza as tratativas junto à empresa para o recolhimento. Então, por consenso, repassamos o prêmio para ele, o que vai beneficiá-lo também no transporte para o trabalho”, explicou.

A gerente administrativa do Hospital Escola, Danielle Zaffalon, também fez questão de homenagear a equipe da CAF, ressaltando a participação dos farmacêuticos e almoxarifes. “Atitudes como essa influenciam os demais colegas a pensarem em ações que são muitas vezes simples, mas que ajudam a minimizar os danos causados ao meio ambiente”, disse a dirigente na solenidade de entrega do prêmio, ressaltando que a iniciativa está em consonância com a Política Ambiental da Rede Ebserh.

O repasse da bicicleta foi negociado com a gestão e a equipe, que pode escolher a destinação do prêmio. Em 2022, a beneficiada foi a vencedora de um concurso cultural que o Hospital Escola realizou durante a Feira Nacional do Doce, realizada anualmente em Pelotas (RS).

Sobre a Ebserh

O Hospital Escola da Universidade de Pelotas (HE UFPel) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Publicado em 04/04/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital, Hospital Escola, Prêmio, Sustentabilidade.