Prováveis formandas e formandos têm até quarta-feira (5/4) para alterar a modalidade de cerimônia

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prováveis formandas e formandos, podem alterar/corrigir a sua opção de cerimônia de colação de grau até 5 de abril. A colação de grau, conhecida informalmente como “formatura”, é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do título (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), mediante cumprimento dos requisitos exigidos. A Universidade, por Resolução do Conselho Universitário, possibilita duas modalidades: a formatura institucional externa ou a formatura institucional interna (ou de gabinete).

As Formaturas Institucionais Externas são uma iniciativa da UFPel para que todas e todos estudantes da Universidade possam participar de uma cerimônia solene de colação de grau, contando com serviços como o fornecimento de vestes talares, decoração, fotografia e sonorização. Há participação de representantes da reitoria, dos cursos de graduação e das unidades acadêmicas envolvidas. As sessões são subsidiadas pela instituição.

Estas diferem da Formatura Institucional Interna – ou de gabinete. Esse tipo de ato é voltado para casos em que a formanda ou formando precise de agilidade nos trâmites burocráticos. As colações de grau em gabinete costumam ser para menor número estudantes, apenas com a participação da direção da unidade acadêmica ou sua representação.

Procedimento

Quem tiver interesse em alterar a opção pela modalidade de formatura, precisa acessar o Sistema Cobalto, até quarta-feira (5/4), selecionar “Aluno” e depois, sequencialmente, “Cadastros”, “Solicitação de Formatura” e “Formatura Institucional Externa”, para o caso de participar da solenidade pública. A situação de cada formanda e formando pode ser consultada, no mesmo espaço, no caminho “Aluno”, “Consulta” e “Situação da Formatura”.

Em caso de dúvidas, o atendimento da Universidade é realizado pelo e-mail formatura.institucional@ufpel.edu.br. A relação de optantes pela Formatura Institucional e pela Formatura Interna, dividida por curso e número de matrícula, pode ser conferida nestes links: Formatura Institucional e Formatura Interna.

Divulgação das datas

Até 10 de abril, a Universidade publicará as datas de colação de grau para cada turma. Na oportunidade, também serão divulgadas a relação respectiva, escolhida pelas formandos e formandos, de servidoras e servidores que receberão as homenagens e a quantidade de convites para cada formanda e formando.

Relação – Formatura Institucional Externa

Relação – Formatura Institucional Interna

Publicado em 31/03/2023, na categoria Notícias.