Projeto da UFPel cria o Museu do Grêmio Esportivo Brasil

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Grêmio Esportivo Brasil está estruturando o Museu do clube, localizado no estádio Bento Freitas. A colaboração acontece através do projeto de extensão Organização do Museu do Grêmio Esportivo Brasil, criado pelo curso de Museologia da UFPel do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

De acordo com a coordenadora do projeto, Nóris Mara Pacheco Martins Leal, a parceria entre as instituições pretende auxiliar a comunidade rubro-negra a preservar a história do clube gaúcho, de forma que a Universidade possa sempre estar presente na vida da comunidade a qual pertence. O projeto irá assessorar a montagem do museu, desenvolver os documentos necessários para a criação do museu, organizar o acervo da instituição, desenvolver o sistema de documentação museológica da instituição e propiciar aos alunos da Universidade um novo campo de atuação.  “Será a realização de um sonho da direção e da torcida do clube, preservando a história e memória para as futuras gerações de forma qualificada”, afirma Nóris.

A parceria entre as duas instituições iniciou em 2021, porém foi prejudicada devido ao avanço da Covid-19. De acordo com Nóris, as atividades do projeto foram mais lentas do que a equipe esperava. “Cada comunidade tem o seu tempo, precisamos respeitar.  No futebol não é diferente, algumas atividades levam mais tempo para serem desenvolvidas, nosso propósito é criar uma exposição permanente e não uma mostra com tempo determinado. Sabendo dessas condições, necessitamos de um tempo maior de planejamento e organização administrativa”, comentou.

A iniciativa está sendo realizada por docentes e estudantes do ICH e tem como meta beneficiar os torcedores do Xavante com a criação do Museu, mas também promover aos participantes do projeto a experiência de acompanhar, na prática, a criação e organização de um museu privado desde o seu início. “O projeto possibilita aos alunos um laboratório de ensino, com a criação de um museu de futebol desde o momento inicial, passando por todas as etapas desde a institucionalização, projeto museográfico e museológico, até o momento da inauguração do espaço, podendo a parceria permanecer para auxiliar na manutenção do espaço, além de abrir novas possibilidades de trabalho para os egressos”, ressalta a coordenadora.

No final de 2022, o Conselho Consultivo do Grêmio Esportivo Brasil aprovou a criação do Museu. Desde então, a equipe do projeto, junto com o diretor de patrimônio do clube, tem buscado um espaço na estrutura do estádio que será adaptado para ser a sede do Museu. “A ideia é que tenhamos na região sul do estado o primeiro Museu de Futebol, seguindo o que é regulamentado pela legislação do setor e não só uma sala de troféus”, finaliza a coordenadora.

Publicado em 31/03/2023, nas categorias Destaque, Notícias.