Início do conteúdo

Universidade presta atendimento veterinário a animais domésticos e de grande porte

Hospital de Clínicas Veterinárias oportuniza aprendizados a estudantes e serviços à comunidade 

Naiane Konradt*

Quem mora em Pelotas e região pode ter acesso a atendimento médico veterinário de qualidade para animais de estimação e de grande porte. Isso é possível no Hospital de Clínicas (HCV) vinculado à Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no câmpus Capão do Leão.

O Hospital de Clínicas Veterinárias funciona desde a década de 1970, quando foi instaurado o bloco cirúrgico de animais. Desde então, passou por reformas para melhorar a infraestrutura de atendimento. O HCV tem como principal objetivo o aprendizado de estudantes de Medicina Veterinária da UFPel, mas também contribui na prestação de serviços à comunidade, com o atendimento a animais domésticos e de grande porte.

Quais serviços o Hospital oferece?

O Hospital disponibiliza consultas clínicas, cirurgias, exames de imagem (radio e ultrassonografia) e exames laboratoriais, tanto para animais de estimação, como cães e gatos, quanto para animais do campo, como cavalos, bois e ovelhas. Também há atendimento para animais silvestres em parceria com o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs), consultas nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, entre outras especialidades.

Como acessar o serviço? 

O Hospital de Clínicas Veterinária está aberto de segunda a sexta-feira, pela manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13h às 17h). As consultas podem ser agendadas presencialmente na recepção do Hospital, localizado na Avenida Eliseu Maciel (sem número), bairro Jardim América, em Capão do Leão, ou por telefone: os números são (53) 99150-1303, para animais pequenos, e (53) 99113-0528, para grandes.

Em caso de atendimentos de emergência, o Hospital recebe cães e gatos durante o expediente, mas o diretor do HCV, Martielo Gehrcke, recomenda ligar previamente para avisar de que o animal será levado, para que haja uma preparação. Para animais de grande porte, é possível contatar plantonistas 24h pelo telefone. “Nossa rotina é muito grande na parte ortopédica, oncológica e também nas cirurgias de emergência. Devido a esta rotina, procedimentos mais simples, como castrações, são realizados quase que exclusivamente em aulas práticas da graduação;, por isso, a agenda é mais apertada”, detalha.

O Hospital também conta com equipes que vão até as propriedades próximas para atendimento quando necessário. Em alguns casos, os animais são trazidos até o HCV.

Quais os custos dos atendimentos?

Embora o Hospital Veterinário esteja ligado à instituição pública, recebe recursos somente para manter o prédio e a equipe de trabalho. Todos os atendimentos e procedimentos, assim, demandam algum custo a quem procurar o serviço. Comparado a clínicas particulares, os valores são mais em conta; apenas para cobrir os gastos com materiais e manutenção dos equipamentos utilizados. Sempre há cobrança. Contudo, para atendimentos realizados em aulas práticas [do curso de Medicina Veterinária], há desde isenções até descontos que variam de 30% a 50%”, conta o diretor.

O olhar de quem utiliza o serviço

Tutora Vanessa Lilja prefere os serviços do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPelVanessa Lilja é moradora de Pelotas e tutora de oito cães e um gato. Foram diversas as vezes que ela recorreu ao atendimento do Hospital Veterinário. “Na maioria das vezes escolho levar lá porque os valores das consultas e procedimentos são mais acessíveis, além de que, se o animal precisar de exames como raio x, ultrassom e exame de sangue, consegue fazer tudo lá mesmo”, relata.

Outra vantagem, mencionada por Vanessa, é o fato de o Hospital ser um dos poucos lugares onde há médicos veterinários especialistas. “Além de médicos, os especialistas são professores, então é bem legal porque são profissionais que estão sempre se atualizando”, avalia.

 

Parcerias

Além do atendimento padrão, o HCV conta com um projeto social que atende pequenos e grandes animais na comunidade do Ceval: localidade no Centro de Pelotas, às margens do Canal Santa Bárbara).

Os animais da comunidade são atendidos no por ambulatório próprio sem custo, porém os tutores devem possuir cadastro social no local para ter direito ao serviço. Também há convênio com a concessionária para atendimento de animais recolhidos das estradas e com o canil da Prefeitura de Pelotas.


*Estudante de Jornalismo da UFPel. Produção sobre o tema serviços públicos, no âmbito do Projeto de Extensão “Laboratório de Produção em Comunicação Pública“, da Coordenação de Comunicação Social (CCS), e da disciplina “Comunicação Pública”, do curso de Jornalismo da UFPel.