Grupos terapêuticos para estudantes estão com inscrições abertas

O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Nupadi/Prae/UFPel) abriu inscrições para cinco grupos voltados aos estudantes. São eles: “Grupo Parentalidade Acadêmica”, “Decolonizar: Rodas de escuta e escrevivências étnico-raciais”, “Plural: afetos e trocas sobre diversidade de gênero e sexualidade”, “Grupo de Vivências Acadêmicas” e “Conexão 360°: Grupo terapêutico para estudantes trabalhadores”.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nos links disponíveis abaixo, junto às demais informações sobre cada iniciativa.

Grupo Parentalidade Acadêmica
O Nupadi, em parceria com o curso de Psicologia, promove o grupo terapêutico Parentalidade Acadêmica para pais universitários e mães universitárias. Trata-se de um campo em construção de acolhimento, diálogo, discussão e reflexões, que se insere como proposta de assistência psicológica no intuito de apoio no trato das diferentes exigências da vida acadêmica que se soma às demandas atribuídas à maternidade e à paternidade. Busca contribuir na formação integral, na melhora do desempenho acadêmico e na prevenção de evasão, bem como tornar a trajetória acadêmica um caminho mais suave e menos árduo.

O grupo ocorrerá presencial e semanalmente, nas terças-feiras, das 18h30min às 20h, no Campus II (Rua Almirante Barro, 1.202 – sala 118). O início dos encontros será no dia 04 de abril.

Decolonizar: Rodas de Escuta e Escrevivências Étnico-Raciais
O objetivo do grupo é oferecer um espaço de escuta e acolhimento — tendo o foco em assuntos étnico-raciais — em compreensão da necessidade de pertencimento dos acadêmicos racializados. O grupo busca se utilizar de “escrevivências” como uma ferramenta de possibilidades para a compreensão dos seus sentimentos e afetos. Os encontros ocorrerão de forma presencial, no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211).

O grupo se reunirá às terças-feiras, das 9h às 10h30min, a partir do dia 04 de abril.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.

Plural: afetos e trocas sobre diversidade de gênero e sexualidade
Alunos e alunas de Psicologia da UFPel em vínculo com o Nupadi oferecem um espaço de acolhimento e trocas em grupo terapêutico sobre diversidade de gênero e sexualidade, buscando a promoção de direitos de cidadania, dignidade, respeito e liberdade nos espaços dentro e fora da Universidade. Também se propõe a reforçar a autonomia desses sujeitos através da compreensão integral de suas existências, diálogos, reflexões e elaboração de sentimentos, comportamentos, trajetórias e saberes.

Os encontros do grupo serão presenciais e ocorrerão nas quartas-feiras, das 16h às 17h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211), iniciando em 05 de abril.

Grupo de Vivências Acadêmicas
Proposto em parceria entre o Nupadi e estudantes do curso de Psicologia, o grupo terapêutico Vivências Acadêmicas, neste ano, é direcionado a alunas e alunos formandos ou quase formandos. O objetivo é oferecer um espaço seguro para trocar experiências e apaziguar angústias e inseguranças através das semelhanças.

Os encontros serão semanais e presenciais, às quartas-feiras, das 10h às 11h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211). O início será em 05 de abril.

Conexão 360°: Grupo terapêutico para estudantes trabalhadores
O grupo é dedicado a pessoas que vivem uma dupla jornada dentro da Universidade, sendo estudante e trabalhador, seja CLT, estágio remunerado, freelancer, pessoa jurídica, entre tantos outros regimes de trabalho.

Trata-se de um grupo terapêutico para estudantes da UFPel trabalhadores, com o objetivo de criar espaços de compartilhamento de vivências seguros e afetuosos para diminuir a sobrecarga da rotina intensa do dia a dia.

Os encontros serão nas terças-feiras, das 18h às 19h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211). O início será em 04 de abril.

A facilitação será feita por estagiárias e estagiários de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link.