Dia Mundial da Água é tema de palestras na UFPel

O Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA) da UFPel promoveu seu primeiro ciclo de palestras em comemoração ao  Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A atividade ocorreu na terça-feira (21), na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), dentro das dependências do Câmpus Capão do Leão.

As palestras trataram sobre diversos temas relacionados ao Dia Mundial da Água. O assunto principal abordado entre os palestrantes e ouvintes tratou-se da aceleração de mudanças no uso racional da água. Este foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a data comemorativa em 2023, com o objetivo principal de discutir formas de acelerar mudanças inovadoras para solucionar a crise global da água e saneamento no mundo.

Após as apresentações, o evento teve um momento de discussão e reflexão sobre a importância da água para a região, com intuito de realizar as ações necessárias para o uso racional da água, considerando sua qualidade e disponibilidade nos meios urbano e agrícola.

Aprender, compartilhar e agir
O curso de Gestão Ambiental também promoveu ação alusiva à data. O evento, intitulado “Dia Mundial da Água 2023: Acelerando a Mudança – Aprender, Compartilhar e Agir”, foi realizado no Campus II. Na ocasião, dois estudantes apresentaram seus estudos sobre o tema. A atividade foi organizada pelo projeto unificado “Gestão Ambiental, Água/Saneamento e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6”. De acordo com o coordenador do projeto, professor Maurício Pinto da Silva, uma forma de disseminar conhecimento é estimular o envolvimento de novos alunos e alunas com este tema tão relevante.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Desde então, a data é uma oportunidade para se conhecer mais sobre e discutir acerca das problematizações do uso da água, promovendo debates na sociedade e criando estratégias para a utilização consciente do uso da água.