Processos seletivos especiais da UFPel selecionam indígenas e quilombolas

As comunidades indígenas e as remanescentes de quilombos têm a oportunidade de ingressar nas graduações da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também por processos seletivos especiais. Em editais específicos, são oferecidas tanto para indígenas quanto quilombolas dez vagas, para o primeiro ou segundo semestre letivo de 2023, a depender do curso. As inscrições, em ambos os casos, serão recebidas até 20 de março, exclusivamente on-line.

Pelo Edital para quilombolas, são ofertadas vagas especiais nos cursos de Administração, Agronomia, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. As inscrições serão recebidas por formulário eletrônico.

Já moradoras e moradores de comunidades indígenas podem concorrer às vagas nas graduações em Agronomia, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. As candidaturas, para tanto, também precisam ser enviadas por formulário específico.

Os processos seletivos serão baseados em prova de redação (memorial descritivo) e prova oral (defesa do memorial descritivo). Essas etapas serão realizadas de 14 a 16 de abril, no câmpus Capão do Leão.

Mais Oportunidades

Além dos processos seletivos especiais, para ingresso regular nos cursos de graduação da Instituição, há oportunidades específicas para indígenas e quilombolas, pela política de reserva de vagas, para transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos, em 79 cursos da Instituição. A Universidade oferece mais de 2,6 mil vagas, nessas modalidades, para ocupação de vagas ociosas.

O processo seletivo complementar está organizado em três editais. As inscrições para o curso de Direito serão recebidas de 8 a 14 de março; para Medicina, de 10 a 23 de março; e para os demais 77 cursos de graduação, de 20 e 25 do mesmo mês.

Edital – Processo Seletivo Especial para Comunidades Indígenas
Formulário de Inscrição – Comunidades Indígenas