UFPel participa da reunião da Andifes em Brasília

Secretária da Educação Superior (Sesu) Denise Carvalho com reitoras e vice-reitoras

Nos dias 14 e 15 de fevereiro foi realizada a 157ª Reunião Extraordinária do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estiveram presentes a vice-reitora, professora Ursula Rosa da Silva, no exercício da reitoria, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Flávio Demarco, como coordenador do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Universidades Federais (Copropi).

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na mesa com a diretoria da Andifes

No primeiro dia do evento esteve presente a secretária de Educação Superior do MEC (Sesu), a ex-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Denise Pires de Carvalho. A secretária explanou sobre a importância da abertura de diálogo do Governo Federal com as Universidades Federais e discorreu sobre os desafios da recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), as quais sofreram cortes orçamentários seguidos no último governo, colocando-as em situação de extrema dificuldade para a manutenção de suas atividades. Relatou que 2023 será ainda um ano difícil, com o atual governo executando o orçamento planejado pelo governo anterior e com sérias limitações de investimento no setor público. No entanto, apontou algumas prioridades que precisam ser atendidas, tais como a questão da permanência dos estudantes nas universidades; a formação de professores, relacionando a educação num encadeamento dos vários níveis que precisam estar articulados para que seja visto o país valorizando o desenvolvimento pela educação; a retomada de obras que ficaram paradas; a nova edição do programa Mais Médicos, dentre outros temas.

Prof. Flávio Demarco apresentando relato do Copropi

Neste dia houve também a apresentação dos coordenadores dos fóruns de Pró-Reitores de Planejamento sobre as perspectivas de orçamento das Universidades em 2023 e do fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas sobre as perspectivas de recomposição do quadro de docentes e servidores técnico-administrativos, da revogação de portarias que dificultam o trânsito de servidores entre as instituições e sobre a discussão de recomposição salarial para os servidores federais da educação.

Profa. Ursula Silva (D) com a secretária Denise Carvalho (Sesu)

No segundo dia do evento pela manhã esteve presente a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A gestora começou falando sobre a importância que o novo governo dá para a ciência e fruto disso seria o reajuste significativo nas bolsas que seria anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 16 de fevereiro (média de 40%). Segundo ela, isso era uma clara sinalização de uma mudança de política governamental para a área. No entanto, salientou, apenas aumentar bolsas não significa que é tudo que se pretende. Ao contrário, disse que o Governo quer reconstruir o sistema de pesquisa brasileiro, tão duramente atacado no governo anterior. Alertou que 2023 ainda será um ano difícil em termos de investimento, mas sinalizou que não haverá por parte do Governo contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC), principal fundo de investimento público em ciência. A ministra também mencionou a importância de articulação entre os ministérios, com pesquisas que precisam ser vistas com resultados sociais, para quem está “na ponta”. Nesse sentido, temas como a questão da economia solidária, a sustentabilidade, as questões de desigualdade social e de gênero e a integralização da extensão surgiram como pontos importantes de integração entre pastas no governo.

À tarde, continuaram as apresentações dos coordenadores dos colégios e fóruns. Na ocasião, o professor Flávio Demarco apresentou a proposta do Copropi para inclusão da inovação e sustentabilidade dentro dos roteiros formativos da pós-graduação, destacando que o pós-graduando poderia vivenciar diferentes trajetos dentro da sua formação e formar-se podendo servir não apenas nas universidades, mas também trabalhando em empresas, governo ou organizações sociais. O texto foi aprovado pelo pleno e será encaminhado à comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

A reunião foi encerrada com uma plenária para discutir os temas debatidos ao longo dos dois dias. Além da reunião da Andifes, outras agendas foram realizadas pelos representantes da UFPel. Demarco esteve reunido com a Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para tratar assuntos relacionados ao calendário de avaliação e as propostas submetidas e esteve com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Ricardo Galvão, para discutir, pelo Copropi, a importância da retomada dos investimentos em ciência pela agência. A professora Ursula Silva esteve na Sesu e tratou com a secretária Denise Carvalho questões relacionadas ao Hospital Universitário, bem como ampliou discussão sobre a formação de professores e a rede de parques tecnológicos que a Sesu pretende criar.