Início do conteúdo

Nota de Gestão – Problemas no fornecimento de energia no câmpus Capão do Leão

Segundo a consultoria Comercial da CEEE Equatorial, o problema apontado pela operação da empresa ocorrido nessa segunda-feira (13) foi uma sobrecarga em um equipamento da rede de distribuição, solucionado em torno das 14h30, normalizando o fornecimento de energia. Segundo a Equatorial, o problema não deveria se repetir, pois, através do monitoramento executado, algumas manobras já foram realizadas para a transferência de parte da carga para outro alimentador de energia.

Porém, no dia de hoje pela manhã (14), novamente houve várias quedas no fornecimento de energia elétrica. Através de mais um contato com a referida empresa, foi informado que um poste havia sido quebrado e a rede foi religada em outro alimentador, sobrecarregando novamente o sistema de fornecimento. Equipes já haviam sido mobilizadas para correção do problema. Como há o entendimento que a situação da energia elétrica está insustentável, hoje (14) às 17h haverá uma reunião com o Superintendente da Equatorial.

Em função das constantes quedas de tensão no Câmpus Capão do Leão, recomenda-se que equipamentos sensíveis à variação de tensão devam ser protegidos por nobreak dotado de sistema estabilizador ou, na mediada do possível, evitar a utilização nesse período de sobrecarga na rede elétrica. Ressaltamos a importância dos relatos desse tipo de situação realizados pela comunidade do Câmpus Capão do Leão para que possamos adotar as medidas cabíveis o mais rápido possível. Contatos pelo telefone (53) 3275-7222 (Superintendência de Infraestrutura do Câmpus Capão do Leão) ou pelo e-mail manutencaocapao@ufpel.edu.br.

Atualização: Após reunião com CEEE-Equatorial, na qual foram relatados todos os transtornos e prejuízos ocasionados pelos problemas no fornecimento da energia para o Campus Capão do Leão, houve por parte da empresa um comprometimento em buscar soluções o mais rápido possível. Na manhã desta quarta-feira (15) já serão executados procedimentos operacionais na rede. Dessa forma, há possibilidade de repetição das quedas e oscilações até que seja identificada a causa. Assim, reiteramos os cuidados mencionados anteriormente com a utilização de equipamentos na rede elétrica nesse período.