Abertas as inscrições para Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Até 24 de fevereiro, estrangeiras e estrangeiros podem se inscrever no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas em 25, 26 e 27 de abril, em diversos postos no Brasil e no exterior. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um dos espaços de aplicação, com 25 vagas para a edição de 2023.

A aprovação no Celpe-Bras é aceita para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação no País para validação de diplomas de profissionais, obtidos em outros países, por estrangeiras e estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. O exame é composto por partes escrita e oral. Em caso de dúvidas, o posto de aplicação da UFPel atende pelo e-mail ppe.clc.ufpel@gmail.com.

Sistema Celpe-Bras (Inscrições)

Postos Aplicadores