Repertório instrumental marca a acolhida da UFPel na Editora e Livraria

Estudantes do bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrantes do quarteto de violão Camerata Cordata, compartilharam a sua musicalidade na tarde de quarta-feira (8), na Editora e Livraria da UFPel. A atividade, que trouxe repertórios eruditos e populares, está inserida na programação cultural de acolhida da Universidade para o início do semestre letivo.

Os quatro estudantes da UFPel, Gustavo Medeiros, Elias Dultra, Pedro Alves e Felipe Vargas, compõem um ensemble, expressão em língua inglesa que define formações estáveis de músicos e músicas que tocam conjuntamente. O objetivo do grupo é levar à comunidade uma mostra do trabalho realizado nos cursos de bacharelado em música da UFPel e difundir a música instrumental em Pelotas e região. O nome Camerata Cordata remete à harmonia produzida pelas cordas do violão.

Dedicação à Produção Universitária

A Editora e Livraria da UFPel está localizada na região do Porto, no prédio da antiga Cervejaria Brahma (Rua Benjamin Constant, 1.071). O local foi selecionado para a programação cultural, conta a coordenadora, Ana Bandeira, com a intenção de apresentar à comunidade a estrutura universitária próxima às unidades acadêmicas do câmpus Porto.

Essa frente de trabalho da Universidade fomenta a produção científica própria: de 20 a 30 obras são lançadas por ano pela UFPel em livros impressos e eletrônicos (Repositório Guaiaca). O acesso também se torna facilitado às obras das 128 instituições vinculadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).

A Editora também é a sede da Linha UFPel, que oferece à comunidade universitária diversos artefatos com a identidade visual da UFPel, como lápis, canetas, vestuário, blocos, canecas e cuias. “A intenção é engajar a comunidade acadêmica com produtos que gerem pertencimento”, explica.

Acolhida

Com o reinício das atividades letivas, as unidades acadêmicas e administrativas e a gestão central têm se mobilizado, de 6 a 17 de fevereiro, para acolher os mais de 16,2 mil estudantes que retornam à rotina de estudos ou que iniciam a sua trajetória na UFPel, em 96 cursos. Desse quantitativo, a Universidade recebe, para o 2º semestre letivo de 2022, 1,2 mil ingressantes, em 20 graduações.

A programação inclui visita ao Planetário Móvel, na segunda-feira (13), às 16h, na antiga AABB (Rua Coronel Alberto Rosa, 580) e, na quarta-feira (15), às 18h, apresentações musicais no deque às margens do Canal São Gonçalo, no câmpus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1).