Início do conteúdo

Agenda 2030: Webinar aborda uso de dados para melhorar a saúde de mulheres, crianças e adolescente

O lançamento de novos perfis nacionais com informações de saúde materno-infantil, equidade e desenvolvimento infantil é tema do webinar “Countdown to 2030 – usando dados para melhorar a saúde de mulheres, crianças e adolescentes” (tradução livre), que terá transmissão online aberta ao público, no próximo dia 9 de fevereiro, às 11h, pelo consórcio internacional Countdown to 2030, que inclui o Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) da Universidade Federal de Pelotas. A iniciativa global monitora o progresso das nações em relação à Agenda 2030 nas áreas de desigualdades e saúde reprodutiva, materno-infantil, neonatal e do adolescente.

O coordenador do ICEH, Aluisio Barros, irá apresentar os perfis nacionais de equidade, que mostram se intervenções cientificamente comprovadas para prevenir mortes evitáveis de mulheres, crianças e recém-nascidos estão alcançando todos os grupos populacionais, especialmente os mais vulneráveis, em 118 países, independente de etnia, sexo, localização geográfica e classe econômica.

Um dos destaques do webinar está na abordagem dos especialistas sobre como os perfis podem ser usados para estratégias de planejamento, defesa e fiscalização da tomada de decisões e ação dos países nas áreas monitoradas.

A programação inclui uma sessão de perguntas e respostas com os participantes. Os palestrantes serão Aluisio Barros (ICEH, UFPel), Ties Boerma (Countdown to 2030), Jennifer Requejo (Countdown to 2030), Claudia Cappa (UNICEF), Theresa Diaz (OMS), Cheikh Faye (Centro de Pesquisas em Saúde da População Africana), Helga Fogstad (Partnership for Maternal, Newborn and Child Health) e Linda Richter (Universidade de Stellenbosch).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link. As palestras serão transmitidas ao vivo em inglês, com tradução simultânea para espanhol e francês.