Espetáculo “Avendano Jr: A Tradição do Choro em Pelotas” será apresentado nesta quarta (25)

Um compositor, três gerações e a celebração de um legado deixado por um grande mestre e gênio do choro brasileiro. Essa é a tônica do espetáculo “Avendano Júnior: a Tradição do Choro em Pelotas”, que ocorre nesta quarta-feira (25), às 20h30min, no Theatro Guarany. A apresentação integra o 11º Festival Internacional Sesc de Música e conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O show também será transmitido ao vivo no YouTube.

Conforme lembra o professor Rafael Velloso, coordenador do Acervo do Choro de Pelotas, Avendano Júnior era mestre, era gênio e era grande, não apenas em seu instrumento ou na beleza de suas composições. “Era um grande ser humano. Tão gigante em essência e humildade que poderia ter ganhado o país e o mundo ao lado de seu contemporâneo, e também mestre, Waldir Azevedo. Mas preferiu permanecer em Pelotas, sua terra natal, e levar uma vida modesta e simples, mesmo que nada calma. Esse era nosso querido mestre Avendano”, destaca.

Na quarta-feira, três gerações de músicos sobem ao palco do Theatro Guarany para prestar homenagem e reverência à pessoa e ao legado deixado por Avendano Júnior: Paulinho Martins, Regional Avendano Jr. e Clube do Choro de Pelotas. O presente, a tradição e o futuro do legado de um gênio representados no palco.

A apresentação envolve a participação de professores e estudantes do curso de Bacharelado em Música da UFPel e é uma ação de extensão do Projeto do Núcleo de Música Popular da UFPel em parceria com o Sesc RS e o Clube do Choro de Pelotas.

Os ingressos podem ser retirados a partir de terça-feira (24) na bilheteria do Theatro Guarany, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min. Sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades participantes do programa Mesa Brasil do Sesc.

O projeto tem o apoio e contribuição do Grupo de Pesquisa em Música Popular da UFPel, que vem desenvolvendo diversas ações colaborativas com os músicos de Pelotas, tais como o Acervo do Choro de Pelotas, o 1º Fórum Estadual do Choro e a publicação, pela Editora UFPel, do Caderno do Choro de Pelotas. As ações do projeto podem ser acessadas aqui.

A programação completa do Festival Sesc de Música, que conta com o Apoio Cultural da UFPel, pode ser acessada no site do evento.