Festival Sesc de Música chega à 11ª edição com apoio da UFPel

Entre os dias 16 e 27 de janeiro, a cidade de Pelotas se moverá nos compassos e acordes do 11º Festival Internacional Sesc de Música. Após dois anos sem a sua realização, devido a fases agudas da pandemia de Covid-19, o evento retorna, contando, em mais um ano, com o apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas.

Intermediado pela Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o suporte ao festival por parte da UFPel ocorre de diversas formas: cedência de espaços físicos, como salas de aula e de ensaio e auditórios; empréstimo de instrumentos musicais e equipamentos acessórios, como um conjunto de instrumentos de percussão e os pianos de patrimônio do Centro de Artes; e o acesso à alimentação no Restaurante Universitário a estudantes participantes das oficinas.

Segundo a coordenadora Eleonora Santos, com estas ações, a UFPel busca avançar nas parcerias que estabelece com entidades da sociedade civil, unindo esforços e recursos para qualificar a formação acadêmica e proporcionar acesso a iniciativas culturais. Nesse sentido, as instituições – UFPel e Sesc – devem renovar, em um futuro próximo, o acordo de cooperação técnica, artística e científica, que já prevê ampliações nas parcerias e projetos realizados em conjunto.

O festival

O Festival Internacional Sesc de Música é considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Prevê-se que na edição deste ano, cerca de 40 mil pessoas participem de suas atividades: serão 60 espetáculos em 12 dias, apresentados em locais como hospitais, igrejas e instituições de ensino. Além disso, alguns palcos principais acolherão os grandes concertos: o Theatro Guarany, o Teatro Sicredi, a Bibliotheca Pública e a grande estrutura na Praia do Laranjal.

Além de músicos locais, haverá músicos de 11 nacionalidades diferentes: Estados Unidos, Chile, China, Itália, Portugal, Rússia, Bielorússia, Japão, Argentina e Bulgária. Especializados em diversos instrumentos e reconhecidos nas mais tradicionais orquestras do mundo, os educadores repassarão seus conhecimentos para cerca de 350 alunos.

Haverá apresentações do cantor pelotense Vitor Ramil e da Orquestra Mundana Refugi, composta por imigrantes e refugiados de Congo, China, Cuba, França, Guiné, Irã, Palestina, Síria, Turquia e Venezuela.

A participação nas apresentações do evento é toda gratuita. No entanto, para espetáculos realizados nos teatros Guarany e Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Publicado em 12/01/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Extensão, Extensão e Cultura.