Início do conteúdo

Campanha Janeiro Branco alerta sobre os cuidados com a saúde mental

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

A pandemia de covid-19 contribuiu ainda mais para o agravamento deste quadro. Fatores como a mudança na rotina, o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas, bem como a readaptação no processo de retorno às atividades aumentaram o sofrimento mental. Desta forma, falar de saúde mental torna-se imprescindível.

O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.

Diante disso, a Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), com vistas à promoção da saúde mental dos servidores e servidoras da UFPel, traz o seguinte questionamento: Você sabe como está sua saúde mental?

Teste

A Progep está disponibilizando o teste SRQ 20 Self Report Questionnaire para verificar ou certificar a existência ou não de sinais de sofrimento mental. O teste foi desenvolvido pela OMS e tem como objetivo realizar uma avaliação em relação à presença de sofrimento mental. Não é um teste diagnóstico, mas contribui para que a pessoa identifique sinais e busque apoio profissional se considerar necessário.

Sugestões

Além disso, foi criado um espaço para sugestões sobre ações que a Universidade pode desenvolver em relação à promoção da saúde mental. A partir da opinião da comunidade a Progep poderá programar futuras atividades e ir ao encontro de uma temática de interesse.

Roda de Conversa

Visando a continuidade do diálogo sobre esse assunto, a CSQV juntamente com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP), promoverão uma roda de conversa intitulada “Autocuidado Emocional: um compromisso para o ano todo”, no dia 20 de janeiro, às 9h30min, no Auditório da Reitoria – 4º andar do Campus Anglo da UFPel, no formato presencial, com profissionais facilitadores para a condução da discussão. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Inscreva-se aqui.

A capacitação terá como facilitadoras as psicólogas Angélica Gonçalves Peter e Maria Helena Conceição Silveira; e a assistente social Jéssica Silva de Ávila – servidoras técnico-administrativas da CSQV. As vagas são limitadas e as inscrições seguem abertas até o dia 18 de janeiro.

Acolhimento

Se você trabalha na UFPel e está sentindo necessidade de apoio emocional ou deseja conversar sobre questões de saúde, entre em contato com a CSQV para agendar um acolhimento biopsicossocial, através dos e-mails: saude.servidor@ufpel.edu.br e enfermagem.csqv@ufpel.edu.br, ou pelo telefone (53)32843981.

Saiba como cuidar da saúde mental

Um primeiro passo é ter cautela com as expectativas. Criar metas que impliquem em mudanças de vida, rotina ou hábitos, sem o devido planejamento ou sem considerar as possibilidades reais e os recursos necessários, pode torná-las inatingíveis, gerando frustração e consequentemente sofrimento emocional.

É importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas. Não é necessário esperar uma época específica, como dezembro ou janeiro, para traçar planos ou avaliar o percurso, pois o que depende do comportamento pode ser buscado em qualquer momento do ano.

Ter uma atitude de autocobrança exagerada nesta época, poderá dificultar o reconhecimento dos esforços e conquistas ao longo do ano. O ideal é que o exercício de auto-observação seja cotidiano e realizado com generosidade e auto-acolhimento.

É natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram como esperado ou que as prioridades mudem no meio do caminho. Nesse caso, é fundamental reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com as adversidades e, se necessário, “reprogramar a rota”.

Além disso, é importante fazer atividades que tragam satisfação. Momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias importantes para lidar com o estresse. Investir em bons hábitos alimentares e dormir bem também é essencial.

Para melhorar os padrões de sono, algumas estratégias de higiene do sono podem ajudar, tais como: ter uma rotina de horário para deitar e levantar, evitar o uso de equipamentos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir para a cama, realizar atividades relaxantes preparatórias para o sono e manter o ambiente propício para dormir (escuro, silencioso, etc.).

Outra sugestão é manter a consciência sobre os sentimentos. Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais. Assim, ao reconhecer as emoções e o fluxo de pensamentos que as acompanham, é possível determinar de forma mais consciente o modo de agir e lidar com situações diversas.

Por fim, é crucial atenção ao momento presente. Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é um grande desencadeador de angústia. Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais.

O sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, pode ser prevenido ou atenuado se as pessoas conhecerem estratégias para cuidar da saúde mental. Reconhecer a presença dele é o primeiro passo para alcançar melhor qualidade de vida, pois a partir daí é possível buscar caminhos terapêuticos para lidar com os problemas emocionais.