Meio Ambiente: representação da UFPel realiza processo de escuta sobre mudanças climáticas

A representação institucional da Universidade Federal de Pelotas junto ao Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compam) realiza até o dia 20 de janeiro um processo de escuta junto a membros da comunidade universitária. A intenção é formar um subsídio de visões e opiniões da instituição com a finalidade de compor uma resposta institucional a questionário elaborado pela Câmara Temática Temporária de Mudanças Climáticas do Compam.

As informações vindas das instituições formará um levantamento sobre percepções das mudanças climáticas. Tais dados poderão compor um embasamento para que sejam pleiteadas políticas públicas específicas, em nível municipal, além de subsidiar as linhas de atuação do Compam.

De acordo com a representante da UFPel junto ao Compam e à câmara temática, Sílvia Barcellos, foram procuradas cerca de 50 pessoas integrantes da comunidade universitária, as quais foi enviada uma provocação à participação. Os convidados são oriundos de diversas áreas, mas têm em comum o envolvimento com a temática. Assim, segundo Carla, a Universidade poderá emitir sua posição alicerçada em conhecimentos científicos, conforme se espera de uma instituição acadêmica.

A partir das respostas coletadas junto às entidades, a câmara redigirá um relatório. Baseado neste, o Conselho poderá encaminhar recomendações ao poder público municipal, para que este possa dar novos passos nessa área, que tem sido considerada uma questão transversal em todas as discussões sobre desenvolvimento. “Já é hora de Pelotas se envolver nessas questões e formular saídas”, diz a representante.

Publicado em 10/01/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Representações Institucionais.