Vacina Meningocócica C chega ao Campus Anglo

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CSQV/Progep), por meio do Programa Viva Bem UFPel, realiza campanha de vacinação contra meningite C. A ação é voltada para profissionais da saúde que estejam no quadro da Universidade.

Desta vez, serão contemplados os trabalhadores da saúde da comunidade do Campus Anglo e aqueles que não conseguiram participar das campanhas anteriores (Faculdade de Odontologia e Campus Capão do Leão). As vacinas serão aplicadas a partir da próxima terça-feira (10). A vacinação ocorrerá na sala da CSQV, localizada no Campus Anglo, (Rua Gomes Carneiro, 01 – Centro, Sala 201 – Bloco A – 2° Andar), nos seguintes dias e horários:

10/01/2023 – das 9h às 11h30min

11/01/2023 – das 8h30min às 11h30min

12/01/2023 – das 8h30min às 11h00min

Serão necessários para o recebimento da dose os seguintes documentos: documento de identificação, carteira de vacinação e documento de comprovação da profissão ou de atuação em serviço de saúde.

Público estendido

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) determinou uma expansão do público-alvo, com objetivo de reduzir a circulação da doença no país, recomendando uma dose da vacina conjugada Meningocócica C para trabalhadores da saúde e acadêmicos da área, mesmo que estes já tenham esquema vacinal completo, e também para crianças de até 10 anos que não tenham recebido o imunizante. Essa extensão está prevista até o ano de 2023.

Dessa forma, têm direito a receber o imunizante trabalhadores da saúde que atuem em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Além de profissionais com formação na área de saúde – medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, biologia, biomedicina, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social,  educação física, medicina veterinária –, trabalhadores de apoio também têm esse direito, recepção, segurança, limpeza, cozinha, transporte e outros. A vacina, além disso, será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Destaca-se que as unidades básicas de saúde estão realizando a imunização com a vacina meningocócica C para todos trabalhadores da saúde, incluindo os autônomos e cujos locais de trabalho ainda não foram contemplados com campanhas. Mais informações podem ser encontradas neste link do Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/vacina-meningococica-c-e-ampliada-para-menores-de-10-anos-e-trabalhadores-da-saude

Publicado em 03/01/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão de Pessoas, ProGeP, vacina, Vacinação.