UFPel recebe programação do Dia Internacional da Animação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, nesta quinta-feira (27), a programação do Dia Internacional da Animação (DIA). Em Pelotas, o evento é fruto da parceria entre o curso de Cinema de Animação, o Centro de Artes, o Cine UFPel e o Cineclube Cassiopeia, todos setores ou projetos ligados à Universidade.

Na agenda da data comemorativa, ocorrerão diversas mostras, que exibirão filmes de animação de diversas origens e temas. No turno da noite, haverá mostra especial, com bate-papo com os realizadores das obras.

O evento volta, em 2022, ao formato tradicional, realizado de forma presencial. O objetivo do DIA é ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil.

A entrada para as atividades é franca. O DIA ocorre tanto no Cine UFPel, localizado na rua Álvaro Chaves, 447, esquina rua Lobo da Costa, na lateral do prédio da Agência da Lagoa Mirim (ALM), quanto no bloco 2 do Centro de Artes, localizado na rua Álvaro Chaves, 65.

DIA

O Dia Internacional da Animação é uma data comemorativa, estabelecido em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Comemorado no dia 28 de outubro, resgata o dia em que foi feita a primeira exibição pública de imagens animadas, ocorrida em 1892, no Museu Grévin, na cidade de Paris (França), quando foi projetado “Pauvre Pierrot”.

No Brasil, o evento gera integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Tarde – local: Cine UFPel
– 14h: mostra infantil (livre)
– 15h12min: mostra pernambucana (12 anos)
– 16h15min: mostra paralela (16 anos)
– 17h15min: mostra internacional (14 anos)

Noite – local: Centro de Artes
– 19h30min: mostra nacional e bate-papo com realizadores.
Destaque: três filmes de animação realizados pelos estudandes do curso Cinema de Animação selecionados para esta edição: O Tempo do Rei (Verônica Cabral, 2021), A Mulher do Tempo (Icaro Regina, 2021) e Tá Foda (Aline Goulart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Regina, Lígia Torres e Victoria Sugar).

Publicado em 27/10/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Cine UFPel, Cineclube Cassiopeia, Cinema de Animação.