UFPel promove Seminário “Bebidas Adoçadas: da economia à saúde pública”

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 10 de novembro, o Seminário “Bebidas Adoçadas: da economia à saúde pública”. A atividade ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório Elio Paulo Zonta, no quarto andar do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1). A promoção é do projeto “Avaliação do impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil”.

O projeto tem o intuito de avaliar o impacto da taxação de bebidas adoçadas sobre as prevalências de obesidade, diabetes, doença coronariana e acidente vascular cerebral na população brasileira e a influência dessa medida regulatória na economia do país.

Segundo a equipe, a sobretaxa de bebidas adoçadas com açúcar é uma prática em ascensão, já sendo adotada em mais de 50 países em todo o mundo. Esse interesse ocorre a partir das diversas evidências que demonstram como a aplicação da sobretaxa leva à diminuição no consumo desse tipo de bebida, o que impacta positivamente na saúde das pessoas, uma vez que diminui o consumo calórico e o de açúcar. Isso, por sua vez, reduz as taxas de sobrepeso, de obesidade e de doenças crônicas, como o diabetes.

“Bebida adoçada com açúcar”
O termo vem do inglês, Sugar-sweetened beverages (SSB), e se refere a todas as bebidas não alcoólicas, não fermentadas, adoçadas com diferentes formas de adição de açúcar e de baixo valor nutricional, tais como refrigerantes, refrescos e néctares. Essas bebidas são apontadas como uma das maiores fontes de calorias sem valor nutricional agregado, estando associadas ao aumento do peso e ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Instagram e no canal do projeto no YouTube.

08h30min – 09h: Confirmação do cadastro

Abertura:
09h – 09h20min: Apresentação do Projeto “Avaliação do impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil”
Dra. Denise Gigante (Universidade Federal de Pelotas – UFPel)

09h20min – 09h40min: O panorama da taxação das bebidas adoçadas com açúcar
Dra. Monica Cattafesta (Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes)

Painel da saúde: O consumo de bebidas adoçadas com açúcar e o efeito da taxação sobre as doenças crônicas no Brasil
09h40min – 10h10min: Consumo de açúcar e de bebidas adoçadas no Brasil
Dra. Rosely Sichieri (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
10h10min – 10h40min: Efeito das bebidas adoçadas sobre a morbimortalidade das doenças crônicas
Dra. Renata Moraes Bielemann (Universidade Federal de Pelotas – UFPel)
10h40min – 11h10min: Efeito da sobretaxa das bebidas adoçadas na morbidade e mortalidade por doenças crônicas no Brasil