Grupos PET da UFPel apresentam seus trabalhos

Em atividade dentro programação da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade acadêmica o trabalho que desenvolvem dentro do Programa. A apresentação ocorreu de forma remota e pode ser acessada no canal da UFPel no YouTube. Ao todo, a UFPel conta com 15 grupos PET compostos por estudantes e professores de diferentes áreas de conhecimento da Universidade.

O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem que desenvolvem as suas atividades baseadas no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os grupos são compostos por estudantes e por um professor tutor. Dentro dos objetivos do Programa, a formação ampla e de qualidade dos estudantes envolvidos, visando a formação de um profissional crítico e atuante, a aproximação com a comunidade externa e o estímulo de melhorias do ensino.

PET Diversidade e Tolerância

O primeiro grupo a participar foi o PET Diversidade e Tolerância (PET DT), aprovado pelo edital do MEC em 2009, através de uma concorrência interna na UFPel e em âmbito nacional. O grupo tem como característica a participação de estudantes de diferentes cursos da graduação e se destina a estudantes em vulnerabilidade social e, atualmente, conta com 12 bolsistas e uma tutora. De acordo com a bolsista Liésia Rutz, o trabalho cotidiano do PET DT se dá através da construção de protagonismos. “Ao invés de um professor sugerir o trabalho que deveríamos desenvolver, a construção se dá a partir dos estudantes. Os estudantes propõem e no coletivo pensamos a realização das atividades”, explicou.

O grupo realiza oficinas e projetos com a comunidade, nas escolas, na Universidade Aberta Para Idosos (UNAPI), projeto da UFPel, e nas redes sociais do PET DT.  O grupo possui projeto contínuos como o Jornal Conectando Saberes, Jornadas de Formação e Semana de Prévias. Entre as atividades destacam-se os projetos “Histórias Pouco Contadas: Protagonismos Negros”, “PET Indica” e o podcast “Não era uma vez”. Além disso, atualmente, o PET DT realiza pesquisas sobre a violência contra mulheres durante a pandemia na cidade de Pelotas, ser professora em tempos e pandemia e assédio sexual e moral na UFPel.

PET Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular

O PET Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET GAPE) também apresentou as suas atividades durante a live. Sendo o primeiro PET à distância do Brasil, ligado ao extinto curso de Pedagogia à distância, o grupo trabalha com educação popular e engloba diversas áreas do conhecimento.

Entre as ações mais antigas do PET GAPE está o Folclore, que utiliza ilustrações e adesivos dentro da temática para o ensino do folclore brasileiro, além de dicas de cinema. Dentro das atividades criou-se o Grupo de Estudos: Educação Popular em Saúde, o Clube da Leitura, Meninas Super Poderosas, Café Psicológico, Nutrindo o Saber, Projeto integração, Folclore na Escola entre outros.

PET Arquitetura

O PET Arquitetura tem outra dinâmica, tendo em vista que é vinculado a um curso específico. O Grupo realiza ações coletivas, colaborativas e individuais. Entre as atividades estão o Quartas com a FAURB, as oficinas de ferramentas de Arquitetura, Viagens de Estudos e Revista Maloca.

Publicado em 21/10/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags PET Arquitetura, Pet Diversidade e Tolerância, PET GAPE.