UFPel promove o I Ciclo de Debates da Rede Brasileira de Arqueobotânica

O I Ciclo de Debates da Rede Brasileira de Arqueobotânica, com transmissão via YouTube, vai acontecer na quinta-feira (27), entre 14h e 16h.  O tema do debate será “Coleções de Referência” e as apresentações ficarão por conta de Daiana Travassos (UFPA), Myrtle Shock (UFOPA) e Rita Scheel-Ybert (UFRJ), com debate por Jennifer Watling (USP) e mediação de Rafael Corteletti (UFPel).

A Rede Brasileira de Arqueobotânica (RBA) foi criada em 2022, no I Simpósio Brasileiro de Arqueobotânica. Depois disso a RBA foi formalizada como um projeto de extensão sediado na UFPel e com colaboradores de universidades de todo o Brasil. Os objetivos da RBA são fomentar a troca de experiências entre pesquisadores e propiciar o debate sobre o atual cenário da produção Arqueobotânica no Brasil. A RBA visa oferecer a estudantes e profissionais ações de extensão e ensino que apresentem os princípios teórico-metodológicos da Arqueobotânica, demonstrando e debatendo as práticas desse campo de investigação científica.

Nos eventos serão abordados aspectos históricos, o desenvolvimento recente da Arqueobotânica, além dos desafios atuais da realização das pesquisas desse campo. Dessa forma, serão tratados temas como: técnicas de trabalho em campo e em laboratório, análise de dados de micro e macrovestígios, assim como a curadoria de acervos.

Para saber mais sobre a RBA ou solicitar participação no grupo de e-mails da Rede, escreva para arqueobotanicabrasileira@gmail.com.

Publicado em 20/10/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags arqueobotânica, Extensão.