Nota da gestão – Qualidade nos Restaurantes Universitários

Atenta à qualidade da alimentação fornecida nas unidades dos Restaurantes Universitários de sua responsabilidade, a UFPel vem a público se manifestar acerca das denúncias que têm circulado em redes sociais sobre a qualidade das refeições servidas nos Restaurantes Universitários da nossa instituição.

Após tomar conhecimento da postagem de uma foto na rede social Facebook, onde aparecia uma larva junto ao prato, supostamente encontrada no quibe servido no almoço do dia 24 de setembro deste ano, a fiscalização do contrato solicitou à empresa a imediata análise microbiológica de amostra do alimento, a fim de verificar a qualidade deste. A análise microbiológica não evidenciou qualquer incompatibilidade do produto com os padrões exigidos, de forma que o resultado apontou que o alimento era “satisfatório e com qualidade aceitável”. Os testes e o laudo encontram-se disponíveis AQUI.

Cabe destacar que em relação a este caso não houve nenhuma reclamação formalizada no momento do fato ao nutricionista responsável. Também a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) não recebeu denúncia formalizada, ainda que tenha chamado a pessoa responsável pela fotografia por três vezes para diálogo, sem êxito.

Anterior ao fato supracitado, em outra postagem, desta vez anônima, um comensal relata ter encontrado um caco de vidro em seu prato; porém, novamente nenhuma reclamação formal foi feita no momento ao nutricionista responsável, nem mesmo posteriormente à PRAE, o que inviabilizou qualquer análise.

Importante informar que recebemos grave denúncia de usuários, referentes a possível ação criminosa envolvendo a colocação de cacos de vidro no buffet. Tal denúncia foi formalmente relatada pela PRAE à Polícia Civil e Polícia Federal para averiguações e a devida investigação criminal.

Ainda quanto ao mofo presente no teto do RU Santa Cruz, a empresa foi notificada e realizou as manutenções necessárias durante o mês de setembro, acatando as deliberações da Vigilância Sanitária, que visitou o local no dia 1º de setembro.

É importante salientar que a produção das refeições, desde o recebimento dos insumos até a distribuição dos alimentos preparados, é acompanhada em cada um dos RUs por nutricionistas contratados, os quais são os responsáveis por coordenar as equipes de trabalhadores e por garantir a segurança dos alimentos servidos, pelo cumprimento das normas e legislações vigentes. Os nutricionistas estão presentes todos os dias em horários de funcionamento dos RUs.

A gestão da UFPel, especialmente por meio da PRAE, tem se feito presente nos RUs, dialogando pessoalmente junto aos comensais, consumindo também periodicamente as refeições servidas e acompanhando constantemente os processos de produção. Neste ponto, cabe dar destaque às últimas pesquisas de satisfação realizadas junto aos comensais do RU Santa Cruz, “in loco”, nos dias 14, 15, 20, 21 e 23 de junho deste ano, disponível AQUI, cuja aceitabilidade quanto às refeições esteve sempre maior que 50% considerando os itens “adorei” e “gostei” da escala hedônica.

Além disso, a UFPel conta com uma servidora nutricionista, responsável pela fiscalização dos contratos, e aguarda a realização de concurso público, ainda no mês de outubro deste ano, para a ampliação do quadro de servidores, qualificando ainda mais o serviço.

Neste sentido, reforçamos a importância de que todo e qualquer acontecimento relacionado à qualidade dos serviços, sobretudo dos alimentos nos RUs, seja imediatamente repassado ao nutricionista responsável, para que este, após tomar ciência da situação, possa adotar as medidas cabíveis, que passam desde o encaminhamento do material “estranho” para análise até a revisão e aperfeiçoamento dos processos de produção.

Por fim, a gestão da UFPel, através da PRAE e do Gabinete da Reitoria, continua à disposição para o recebimento de denúncias, reclamações e sugestões, com abertura permanente ao diálogo, buscando a qualificação dos serviços prestados à comunidade de comensais da UFPel.