Início do conteúdo

Revista Cultural agrega arte à programação da SIIEPE

Em sua terceira edição, a Revista Cultural, evento inserido na programação da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), está com uma série de atividades artística. A proposta foi idealizada para proporcionar um momento de aprendizagem, reflexão crítica e produção de conhecimento artístico dentro da programação da SIIEPE. 

De acordo com a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, Eleonora Campos Da Motta Santos, a Revista Cultural tem o objetivo de compartilhar os saberes das Artes que também são formas de conhecimento produzidas dentro da UFPel. “É um conhecimento produzido a partir da estética e da natureza das artes, que se diferencia um pouco das apresentações orais e palestras que têm um formato mais tradicional da oralidade. A expressão artística extrapola a linguagem oral e expressa reflexões que a palavra não dá conta”, explicou. 

A primeira apresentação ocorreu na manhã desta segunda-feira (17), na abertura presencial do evento, o Coral da UFPel e o Núcleo de Teatro da UFPel, em uma performance conjunta, emocionaram a plateia com a apresentação “O sol há de brilhar mais uma vez”.  

Nesta terça-feira (18), às 12h30, acontece a MOSTRA ARTÍSTICA – REVISTA CULTURAL, momento em que obras artísticas de disciplinas ou projetos serão apresentadas e expostas na frente do RU e no Hall e Auditório da Biblioteca do Campus Capão do Leão.  

Já na quarta-feira (19), às 13h30, no auditório da FAEM, ocorrerá a apresentação da Orquestra da UFPel que abrirá a atividade da tarde, a palestra do Congresso de Iniciação Científica (CIC), intitulada “Ciência como ela é” e será ministrada pelas professoras da UFRGS, Marcia Barbosa e Carolina Brito. 

Na tarde da quinta-feira, (20), às 13h30, no auditório da FAEM, o Programa de Percussão da UFPel (PEPEU), abrirá a Palestra do Congresso de Extensão e Cultura (CEC), que terá como tema “Cosmologias racializadas: ciência e educação para o Brasil do século 21, com o professor da UFRGS, Alan Alves Brito. 

Ainda como atividades dentro da programação da Revista Cultural deste ano, na quinta-feira (20), às 20h, acontece no auditório do Centro de Artes, o show “Novembro o ano inteiro”, com Kako Xavier. A reserva de lugares pode ser realizada aqui. E na sexta-feira (21), às 19h, a sessão Especial no Cine UFPel, com a projeção do filme alemão ALMANYA.  

A programação completa da 8ª SIIEPE está disponível pelos links https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ e https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/siiepe-2022/mostra-artistica/ . 

Publicado em 18/10/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Extensão e Cultura, PREC, revista cultural.