CIC retoma atividades presenciais com mais de 900 trabalhos

Chegando a sua 31ª edição, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFPel iniciou suas atividades nesta segunda-feira (17) como parte integrante da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste ano, foram inscritos 911 trabalhos por estudantes de graduação da Universidade, que podem no evento apresentar suas produções de pesquisa.

O coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Britto Corrêa, que também coordena o CIC, aponta que a grande novidade desta edição não é bem inédita, pois é o seu retorno presencial. A volta do modelo tradicional também permite que todos os apresentantes tenham a sua chance de apresentar o trabalho perante a uma banca, algo que não vinha ocorrendo nas edições remotas. “As bancas são um momento muito rico”, comemora o coordenador.

É justamente essa riqueza trazida pelo intercâmbio de conhecimentos e práticas o ponto alto do evento, na opinião de Corrêa. Por isso, a expectativa sobre o evento é positiva: “Podemos enxergar toda a ciência que é produzida na UFPel”.

O Congresso de Iniciação Científico é, dos eventos integrantes da SIIEPE, o maior e mais antigo, sendo considerado o precursor dos demais. Dos mais de 900 trabalhos distribuídos pelas nove áreas do conhecimento, mais de 600 são advindos dos bolsistas de iniciação científica, que encontram no CIC a vitrine para a sua produção.

Palestra

A programação do congresso inclui a palestra encenada “Ciência como ela é”, conduzida pelas palestrantes Marcia Barbosa e Carolina Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao encenarem situações reais do quotidiano da pesquisa, amparadas em dados científicos, elas trarão a questão da desigualdade de gênero na ciência. A atividade ocorrerá na quarta-feira (19), às 13h30min, no auditório Wilson de Oliveira, localizado na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão da UFPel.