Projeto “Ciência Fora da Caixa” seleciona participantes

Estão abertas, até o dia 17 de outubro, as inscrições para estudantes de diferentes áreas do conhecimento que queiram integrar o projeto de extensão “Tirando a Ciência da Caixa Preta: Divulgando o Conhecimento na Era Digital”, mais conhecido como “Ciência Fora da Caixa”.

O projeto busca criar mecanismos de comunicação amplos para a divulgação de conteúdos científicos que não são considerados na grande mídia. Além disso, propõe abordagens sobre o pensamento e o método científico e os processos acadêmicos e humanos por trás dos produtos científicos. “Somos conscientes de que a ciência, seus conceitos, métodos e produtos ficam geralmente longe do alcance da sociedade em geral, parecendo fechados dentro de uma caixa preta de difícil acesso”, explica o professor Sebastian Felipe Sendoya, que coordena o projeto junto ao professor Cristiano Agra Iserhard (ambos do Departamento de Ecologia, Zoologia e Genética do Instituto de Biologia).

De acordo com Sendoya, o projeto pretende contribuir para tirar a ciência (ou parte dela) dessa caixa preta. Os assuntos de divulgação incluem inicialmente o método científico, conceitos e métodos de ecologia e de outras áreas da biologia, assim como os projetos de pesquisa sendo desenvolvidos nos laboratórios da UFPel (assuntos que podem ser ampliados em etapas posteriores).

O projeto constrói e consolida canais de divulgação digital dentro das redes sociais, que serão nutridos com produtos de divulgação cientifica em formato de vídeos, imagens e textos produzidos pela equipe. Em todos os casos, o grupo busca utilizar uma linguagem acessível e compreensível para o público em geral, porém, mantendo o compromisso com informação balizada pelo rigoroso método científico.

Ampliando a participação
Por ser de cunho extensionista, o projeto está implementando iniciativas para atrair alunos para conferir uma perspectiva multidisciplinar e integral das ações. Atualmente, seis estudantes de diferentes graduações integram a proposta – e a intenção é diversificar ainda mais os interesses dos participantes.

O projeto está selecionando novos colaboradores, de variados cursos da UFPel, que tenham interesse em divulgação científica e em contribuir e agregar às ações e conteúdos. As inscrições vão até o dia 17 de outubro e podem ser feitas por formulário eletrônico. Em caso de dúvidas, o interessado pode fazer contato pelo e-mail cienciaforadacaixa2021@gmail.com ou pelas redes sociais do projeto: Facebook e Instagram.

Publicado em 07/10/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Ciência, Ciência Fora da Caixa, Projeto, seleção de alunos.