Início do conteúdo

Agência da Lagoa Mirim recebe representantes da ONU para Alimentação e Agricultura

A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim da Universidade Federal de Pelotas (ALM/UFPel) recebeu nesta semana representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). A visita objetivava avançar nas tratativas do projeto binacional Brasil – Uruguai “Gestão Binacional e Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia da Lagoa Mirim e Lagoas Costeiras”. O projeto será implementado pela FAO com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Tiago Franco Rocha, gerente técnico de projetos da FAO, comentou que “a longa trajetória de trabalho da ALM no território e a competência de seu corpo técnico serão muito importantes para a execução da parte brasileira do projeto”. Em complemento, Tiago Queiroz, gerente de operações da FAO, salientou que as estruturas da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), entidade de suporte à UFPel, são adequadas para dar apoio à ALM no gerenciamento de um projeto de importância global desse porte. Da parte da ALM, o coordenador da Agência, professor Gilberto Loguercio Collares, reforçou que esse projeto será um catalisador de energias para que a gestão das águas da Bacia da Lagoa Mirim ocorra de maneira integrada entre Brasil e Uruguai.

No primeiro dia de reuniões, na segunda-feira (26), os representantes da FAO reuniram-se com o corpo técnico da ALM e com representantes da FDMS para tratar das estratégias e formalizações necessárias à execução do projeto. Na ocasião, explicitaram questões específicas para assinatura de Termos de Acordo, tais como para aquisição de insumos, equipamentos e contratação das equipes para execução do projeto.

A terça-feira (27) foi o momento de perceber a articulação da ALM com os atores locais. Durante evento promovido pela ALM e Conselho Cooperativo para Ações nas Lagoas Mirim e Mangueira no âmbito Pesqueiro (Comirim), tratou-se dos desafios da atividade pesqueira artesanal nas Lagoas Mirim e Mangueira e os impactos no ambiente, na vida dos pescadores e respectiva sustentabilidade econômica e social. Participaram desse evento representantes da Secretaria de Ordenamento e Desenvolvimento da Pesca (MAPA-Ministério da Agricultura), da EMATER, Secretários municipais de Agricultura de Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Jaguarão, Sindicato dos Pescadores Artesanais da Lagoa Mirim, representantes das Colônias de Pescadores e da Cooperativa de Pescadores de Santa Isabel (COOPESI).

No terceiro dia de missão da FAO na Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, Tiago Rocha e Tiago Queiroz foram levados para dentro do território da Bacia, para conhecer e vistoriar as estruturas da ALM como a Barragem/Eclusa do Canal São Gonçalo, em Capão do Leão, o Distrito de Irrigação do Chasqueiro e a Estação de Aquicultura do Chasqueiro, em Arroio Grande, e, por fim, as margens da Lagoa Mirim, já em território uruguaio, no balneário Lago Merin.

A contar dessa visita, a equipe de trabalho da ALM – Comissão Especial de Apoio Técnico-Científica e assessores – planejará o cronograma de atividades futura, os termos de referência e os planos de trabalho para consolidar em Cartas de Acordo firmadas entre a FAO-GEF com a FDMS.