Aula Aberta de Arte e Cultura Afro-Brasileira aborda o trabalho da ONG Odara

A próxima edição da Aula Aberta de Arte e Cultura Afro-Brasileira, promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terá o tema “Odara: Corpos e histórias no fortalecimento através da arte, cultura e educação”. A convidada é a professora Maritza Flores Ferreira Freitas. O encontro será na segunda-feira (03), às 8h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65).

A professora Maritza tem um amplo currículo e uma bagagem substancial na área de ensino sobre cultura africana e afro-brasileira. Licenciada em Educação Física pela UFPel, ela foi uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Colégio Municipal Pelotense, entidade que realiza eventos, palestras e exposições. Além disso, a professora já participou e ministrou várias palestras abordando temas como educação infantil e de que forma trabalhar a cultura afro-brasileira nas escolas.

Maritza é também uma das idealizadoras e coordenadoras do Odara – Centro de Ação Social, Cultural e Educacional, um grupo que une educação, cultura e arte, formalizado como ONG em 2005. O projeto, que completou 22 anos, será tema da aula aberta aos alunos e comunidade em geral.

A aula aberta é uma ação extensionista da disciplina de Arte e Cultura Afro-Brasileira, ministrada pela professora Rosemar Gomes Lemos e organizada pelos alunos da turma, com apoio do Museu Afro-Brasil-Sul (@museuafrobrasilsul).

As inscrições estão sendo realizadas através de formulário. Para acessá-lo, basta enviar um e-mail para museuafrobrasilsul.ufpel@gmail.com ou acessar este link e clicar na palestra “Odara: Corpos e histórias no fortalecimento através da arte, cultura e educação”. O comparecimento será certificado.