Recital de canto e piano comemora os 104 anos do Conservatório de Música

Na próxima sexta-feira (23), o Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel receberá recital com participação de ex-alunos do curso de bacharelado em Música da Universidade. A atividade integra as comemorações dos 104 anos do Conservatório e conta com o apoio da Associação Amigos do Conservatório de Música. O evento tem a coordenação da professora Leonora Oxley Rodrigues. O evento é gratuito; aceita-se, no entanto, a doação de alimentos não perecíveis na entrada.

O recital contará com a apresentação dos cantores Yarana Ester de Campos Borges e Marcelo Mendonça Schuch, que serão acompanhados ao piano pelo estudante Octávio Amaral Machado.

Yarana Ester de Campos Borges, soprano

Natural de Palmeira das Missões (RS), é formada em Canto e mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como cantora lírica e popular. Na área da pesquisa, fez parte dos grupos “Música, Diversidade e Produção do Conhecimento”, “Performance do Repertório Vocal” e “Teatro, Performance e Política”; já na área de ensino, participou do grupo “Cantares”, de atividades complementares direcionadas à formação artística do cantor.

Marcelo Mendonça Schuch, barítono

Natural de Pelotas, é formado em em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como cantor popular e lírico. Na música popular, trabalha principalmente com repertório de rock, sendo vocalista da banda Acústica e de banda tributo de Red Hot Chili Peppers. Na música de concerto, participou do Duo Cantares e do grupo de câmara Camerata Aondê. É também professor de canto e regente do coral da Associação de Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT – Pelotas).

Octávio Amaral Machado, pianista

Estudante do quinto semestre do curso de Licenciatura em Música – Piano da UFPel. Formado professor de piano e teoria pelo Conservatório Vicente Pablo, de Montevidéu (Uruguai). Apresentou-se em diversas salas de concerto do Uruguai, incluindo a Sala Zitarrosa, do Teatro Solís. Através da sua participação no projeto de ensino Correpetição como Prática, da UFPel, já realizou diversos recitais com cantores e instrumentistas, e, atualmente, atua como pianista colaborador.